Um Terço dos Brasileiros Ainda Não Declarou Imposto de Renda a Uma Semana do Prazo Final

3 Leitura mínima

A uma semana do limite, ainda há um terço dos pagadores que não acertaram suas contas com o Fisco. Até as 18h desta sexta-feira (23), 30.328.822 de contribuintes haviam transmitido a Declaração Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) para a Receita Federal. Este número corresponde a 65,65% do total previsto para este ano.

De acordo com a Receita Federal, 62,6% das declarações já enviadas terão direito a restituição, enquanto 20,2% terão que liquidar Imposto de Renda e 17,2% não terão imposto a acertar ou receber. A maioria dos formulários foi completada através do programa de computador (83,6%), porém 10,9% dos contribuintes optaram pelo preenchimento pela internet, que mantém a versão preliminar da declaração salva nos dispositivos da Receita (nuvem da Receita), e 5,5% fizeram a declaração pelo aplicativo Meu Imposto de Renda para celulares e tablets.

Um percentual de 48,4% dos contribuintes que enviaram a declaração à Receita Federal utilizou a declaração pré-preenchida, em que o declarante baixa uma versão preliminar do documento, apenas precisando confirmar as informações ou corrigir os dados. A escolha pelo desconto simplificado corresponde a 56,4% das submissões.

Desde 1º de abril, a declaração pré-preenchida passou a ser baixada com todos os dados já disponíveis. O fornecimento dos dados da declaração pré-preenchida atrasou neste ano devido à paralisação dos auditores fiscais da Receita.

Oh, olá Prazer em conhecê-lo(a).

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

O prazo para a entrega da declaração iniciou em 17 de março e encerra às 23h59min59s do dia 30 de maio. O programa gerador da declaração está acessível desde 13 de março na página Meu Imposto de Renda.

A Receita Federal almeja receber 46,2 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física neste ano, o que significará um aumento de quase 7%, comparado a 2024, quando foram entregues 43,2 milhões de declarações.

Indivíduos que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 33.888, assim como aqueles que tiveram receita bruta da atividade rural acima de R$ 169.440, são obrigados a declarar. Pessoas que receberam até dois salários mínimos mensais ao longo de 2024 estão isentas de declarar, exceto se se enquadrarem em outro critério de obrigatoriedade.

📲 Receba nosso conteúdo Grátis!

Entre no canal e receba nossos conteúdos assim que forem publicados. Sem spam. Só conteúdo que importa para te manter informado.

Compartilhe este artigo
O Valor Central nasceu com um propósito simples: reunir, em um só lugar, tudo o que realmente importa sobre dinheiro, mercado e decisões financeiras que afetam a nossa vida todos os dias.
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile