O líder máximo dos Estados Unidos, Donald Trump, permanece interessado no público ligado a moedas digitais, com não um, mas dois eventos temáticos sobre criptomoedas agendados para este mês.
No início desta semana, Trump marcou presença em um encontro intitulado “Jantar de Inovadores em Crypto & IA”, com tickets custando US$ 1,5 milhão por indivíduo, realizado pelo comitê de ação política MAGA Inc., no Trump National Golf Club, situado na Virgínia, de acordo com sua agenda divulgada. A reunião, que não permitia a presença da mídia, também teve a participação de David Sacks, conhecido como o “zar criptográfico”.
No mesmo dia, o presidente confirmou a realização de um luxuoso jantar marcado para o dia 22 de maio, exclusivo para indivíduos que possuem a mememoeda $TRUMP, que está programado para ocorrer em seu clube de campo privado, Trump National.
O encontro irá reunir os 220 principais detentores do token, com os 25 primeiros classificados recebendo o privilégio de uma recepção reservada e uma visita exclusiva à Casa Branca.
Detentores de $TRUMP
A participação no jantar, onde o traje de gala é opcional, será baseada na quantidade de tokens $TRUMP contidos em uma carteira. O período para concorrer se encerra em 12 de maio, e uma tabela classificativa em tempo real no portal do projeto exibe as posições atuais. Nomes de usuários podem ser tornados públicos, no entanto, a maioria das carteiras são identificadas por pseudônimos.
Estes dois eventos geraram críticas por parte de legisladores, que acusam Trump de oferecer acesso privilegiado a apoiadores ricos do mundo das criptomoedas.
No mês passado, a senadora Elizabeth Warren (D-Mass.) e o congressista Adam Schiff (D-Calif.) endossaram uma carta de alerta, enfatizando que a participação no jantar promovido pela mememoeda envolve um “privilegiado acesso à Presidência em troca de um substancial investimento em um dos empreendimentos comerciais do presidente”.
Warren também expressou preocupações a respeito da stablecoin USD1, associada a Trump, lançada pela World Liberty Financial — uma empresa co-fundada por Eric Trump, filho do presidente, e o investidor em criptomoedas Zach Witkoff.
A moeda virtual, lastreada em títulos do governo dos EUA a curto prazo, disparou em popularidade tornando-se a sétima maior stablecoin global após um aporte de US$ 2 bilhões proveniente do grupo MGX de Abu Dhabi para a Binance.
“Parece suspeito, tem indícios de irregularidades”, denunciou Warren na semana passada, acusando a família Trump de se beneficiar financeiramente por meio das criptomoedas, enquanto tramitam no Senado propostas de lei que possam favorecê-los.
Ela alertou que uma legislação apoiada pelos republicanos para regulamentar as stablecoins — que está programada para votação no plenário nesta semana — poderia abrir caminho para “manobras duvidosas”.
O evento também reavivou as discussões acerca da transparência nos financiamentos políticos envolvendo moedas digitais, uma vez que nem Trump nem sua equipe de campanha revelaram a identidade dos principais detentores do token.
O grupo de monitoramento Accountable.US rotulou o encontro com base na classificação do token $TRUMP como “o esquema mais descaradamente corrupto de enriquecimento próprio na história da Presidência dos EUA”, destacando receios de que carteiras anônimas possam estar sob o controle de agentes estrangeiros.
Accountable.US alega que Justin Sun, o fundador da Tron, pode ser o maior detentor de $TRUMP, e cerca de 80% do fornecimento do token estaria nas mãos de associados de Trump, de acordo com informações apresentadas no site do projeto.
Mesmo com as cláusulas estipulando que a presença de Trump não é garantida, e que o evento pode ser cancelado “por qualquer motivo”, o interesse pelo token aumentou consideravelmente — registrando uma alta de mais de 50% após o anúncio do jantar no mês anterior, conforme dados do CoinGecko.
Se porventura o jantar programado para 22 de maio for cancelado, os vencedores do concurso receberão um NFT com o selo Trump.
* Traduzido e editado com autorização do portal Decrypt.
📲 Receba nosso conteúdo Grátis!
Entre no canal e receba nossos conteúdos assim que forem publicados. Sem spam. Só conteúdo que importa para te manter informado.