Prévia do Ibovespa B3 de Maio Inclui Smart Fit e Direcional: Detalhes da 3ª Atualização

3 Leitura mínima

A bolsa de valores B3 apresentou a terceira prévia da nova seleção do índice Ibovespa B3, principal referência do desempenho das ações mais movimentadas. Essa prévia, considerando o fechamento do mercado em 29/04/2025, indica que as companhias Direcional (DIRR3) e Smart Fit (SMFT3) entraram na lista, enquanto Automob (AMOB3) e Locaweb (LWSA3) saíram.

O período de validade da nova seleção será de 05/05/2025 a 31/08/2025 e inclui 87 papéis de 84 empresas brasileiras (títulos ordinários, ON, e preferenciais, PN, da mesma empresa também podem ser parte do indicador).

Os cinco ativos mais significativos na composição do índice na terceira análise são:

Vale ON (10,655%)

Itaú Unibanco PN (7,774%)

Oh, olá Prazer em conhecê-lo(a).

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

Petrobras PN (6,246%)

Petrobras ON (4,253%)

Banco do Brasil ON (3,754%)

Análise preliminar das seleções dos índices B3 

A configuração das seleções do Ibovespa B3 e dos outros índices de ações calculados pela bolsa é revista a cada quatro meses, em janeiro, maio e setembro, com a possibilidade de inclusão e exclusão de empresas de acordo com a metodologia de cada índice.

Além da seleção oficial, a B3 disponibiliza três análises preliminares das seleções, antes da divulgação da seleção final, para que investidores e gestores de fundos, por exemplo, tenham uma ideia da necessidade de ajustar a participação de cada papel em suas alocações:

– 1ª análise preliminar: no início do último mês de vigência da seleção (1/04/2025);

– 2ª análise preliminar: no dia seguinte ao dia 15 do último mês de vigência da seleção (16/04/2025);

– 3ª análise preliminar: no penúltimo dia do último mês de vigência da seleção (30/04/2025); e

– Seleção final (05/05/2025).

Ibovespa B3

O Ibovespa B3 reúne os títulos com maior volume de negociação na bolsa brasileira e serve como referência para investimentos como os ETFs (Exchange Traded Fund), fundos de investimento listados na bolsa que replicam o desempenho de um índice de referência, além dos futuros do Ibovespa e opções do Ibovespa.

O critério primordial para inclusão de um título no índice é a sua liquidez, ou seja, a facilidade com que esse ativo pode ser negociado no mercado.

Através dos índices, os investidores são capazes de acompanhar o desempenho de conjuntos de ações de diversos setores da economia, além de diversificar seus investimentos por meio de produtos financeiros vinculados a esses índices.

Para mais informações sobre finanças pessoais e investimentos, confira os recursos educacionais gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Caso já seja investidor e queira analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um único lugar, acesse a Área do Investidor.

Fonte: Bora investir

📲 Receba nosso conteúdo Grátis!

Entre no canal e receba nossos conteúdos assim que forem publicados. Sem spam. Só conteúdo que importa para te manter informado.

Compartilhe este artigo
O Valor Central nasceu com um propósito simples: reunir, em um só lugar, tudo o que realmente importa sobre dinheiro, mercado e decisões financeiras que afetam a nossa vida todos os dias.
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile