Deputado do Texas Propõe Instalação de Caixas Eletrônicos de Bitcoin em Prédios Governamentais

5 Leitura mínima

À medida que Donald Trump continua promovendo criptomoedas e moedas da internet, um legislador do Texas optou por seguir o mesmo caminho com um plano para trazer as moedas virtuais mais próximas do dia a dia dos americanos — instalando caixas eletrônicos de criptografia em edifícios do governo.

O deputado Lance Gooden, membro do partido Republicano que representa o 5º distrito congressual no Texas, enviou, na quinta-feira, uma mensagem ao administrador interino da Agência de Serviços Gerais (GSA), Stephen Ehikian, encorajando a incorporação de infraestrutura de criptografia através da integração desses terminais.

A GSA é responsável pela administração de prédios governamentais, alguns dos quais já possuem caixas eletrônicos convencionais.

Em sua correspondência, Gooden destacou que as criptomoedas desempenham um papel fundamental no sistema financeiro global e sugeriu a implementação dos caixas eletrônicos nos edifícios federais para atender às necessidades financeiras de um público diversificado e em constante crescimento.

Oh, olá Prazer em conhecê-lo(a).

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

“Ao disponibilizar caixas eletrônicos de criptomoedas nos prédios do governo, temos a oportunidade única de refletir essa tendência em constante mutação em nossos ambientes públicos”, declarou.

De acordo com ele, esta iniciativa está alinhada com a visão do ex-presidente Donald Trump de liderança dos EUA em inovação com blockchain e ativos digitais.

Possibilidade de Fraude

A expansão dos caixas eletrônicos de criptomoedas pode representar um risco quando se considera a exploração do sistema por grupos criminosos visando enganar os americanos.

Quase 11 mil reclamações relacionadas a caixas eletrônicos de criptomoedas e quiosques foram registradas em 2024 — um aumento de 99% em relação a 2023 —, conforme dados do Centro de Denúncias de Crimes Cibernéticos do FBI. O prejuízo total atingiu US$ 246,7 milhões, com os idosos sofrendo as maiores perdas, ultrapassando os US$ 107 milhões.

As fraudes ligadas a esses caixas incluem chantagem, golpes de suporte técnico falso, esquemas fraudulentos envolvendo supostos representantes do governo e propostas de investimento enganosas, de acordo com o relatório do IC3.

Os golpistas frequentemente induzem as vítimas a usar esses terminais para transferir dinheiro, devido à complexidade de reverter as transações, ao anonimato proporcionado e à ausência de interação com pessoas que possam questionar a finalidade de transferências de grandes quantias.

Vários países já tomaram medidas. O Reino Unido proibiu totalmente os caixas eletrônicos de criptomoedas, enquanto a França, Austrália e Alemanha intensificaram a fiscalização contra operadores não registrados.

Nos EUA, algumas cidades e estados também começaram a impor restrições ou proibições. Uma cidade em Minnesota proibiu a utilização desses terminais, e Nebraska recentemente estabeleceu limites de taxas em 18% e fixou tetos diários para transações.

Entretanto, um grupo de senadores do partido Democrata propôs a criação da Lei de Combate a Fraudes com Caixas Eletrônicos de Criptomoedas em âmbito federal.

O projeto prevê alertas obrigatórios sobre fraudes, políticas antifraude registradas no FinCEN, limites de transação para novos usuários e a possibilidade de ressarcimento em caso de denúncia de fraude dentro de um prazo determinado.

Apesar disso, Gooden acredita que sua iniciativa pode trazer diversas vantagens.

Embora tenha reconhecido alguns riscos — mencionando que a proposta “deveria envolver uma estreita colaboração com órgãos reguladores, especialistas do setor e fornecedores de tecnologia para garantir a conformidade com as normas de combate à lavagem de dinheiro e outras regulamentações pertinentes” —, defendeu que os caixas eletrônicos ofereceriam “maior acessibilidade e oportunidades de educação ao público”.

“Ao abraçar essa iniciativa, podemos dar um passo significativo em direção à realização da visão de Trump e fortalecer a posição dos EUA como uma potência no cenário financeiro digital”, concluiu.

* Traduzido e adaptado com autorização do Decrypt.

Fonte: Portal do Bitcoin

📲 Receba nosso conteúdo Grátis!

Entre no canal e receba nossos conteúdos assim que forem publicados. Sem spam. Só conteúdo que importa para te manter informado.

Compartilhe este artigo
O Valor Central nasceu com um propósito simples: reunir, em um só lugar, tudo o que realmente importa sobre dinheiro, mercado e decisões financeiras que afetam a nossa vida todos os dias.
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile