Setor de Serviços Registra Crescimento pelo Terceiro Mês com Variação de 0,2%

O montante de serviços no país aumentou 0,2% em abril deste ano, em relação ao mês precedente. É a terceira elevação seguida do índice, que já tinha subido 0,4% em março e 0,9% em fevereiro. Os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) foram publicados nesta sexta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Leia mais

Além disso, o setor registrou crescimentos de 1,8% em comparação com abril do ano passado, 2,2% no total do ano e 2,7% no período de 12 meses.

Leia mais

A receita nominal permaneceu estável de março para abril, mas aumentou 7,1% em relação a abril do ano anterior e 7,5% tanto no total do ano quanto no acumulado de 12 meses.

Leia mais

A elevação de 0,2% de março para abril é resultado do aumento de apenas uma das cinco atividades pesquisadas: transportes, que teve um avanço de 0,5%, incluindo serviços auxiliares ao transporte e correio.

Leia mais

Esta é a terceira elevação consecutiva do ramo, que acumula um ganho de 2,8% em três meses. O desempenho desse setor foi influenciado pelo aumento de 1,8% no transporte de passageiros. O transporte de cargas, por outro lado, teve uma queda de 0,3%.

Leia mais

O transporte aéreo, majoritariamente composto pelo transporte de passageiros, foi um dos pontos destacados em abril, com um crescimento de 6,3%.

Leia mais

“Houve uma redução nos preços das passagens aéreas e também um aumento de feriados. O dia 18 foi Semana Santa, depois teve 21 de abril, que é Tiradentes. No Rio, teve São Jorge, no dia 23. A incidência de feriados no mês de abril pode ter causado um aumento do volume de transporte aéreo e também rodoviário coletivo de passageiros”, afirmou o pesquisador do IBGE, Rodrigo Lobo.

Leia mais

As outras quatro atividades do setor de serviços tiveram queda: outros serviços (-2,3%); serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,5%); informação e comunicação (-0,2%); e serviços fornecidos às famílias (-0,1%).

Leia mais

O conjunto de atividades turísticas, que é analisado de maneira separada das cinco atividades, expandiu 3,2% de março para abril, depois de ter declinado 0,1% em março.

Leia mais

Fonte: Agência Brasil

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Valor Central