Senadores Criticam Jantar Cripto de Trump Chamado de "Orgia de Corrupção" e Exigem Lista de Convidados

Os representantes democratas criticaram fortemente os projetos do líder dos Estados Unidos, Donald Trump, de jantar com os principais portadores de sua moeda virtual na noite da quinta-feira (22), pedindo explicações sobre quem estava presente e rotulando o encontro como um ataque inédito à transparência que historicamente envolve a presidência americana.

Leia mais

“A refeição de Donald Trump é um festival de desonestidade”, declarou a congressista Elizabeth Warren (D-MA) durante uma conferência de imprensa na quinta-feira. “Os cidadãos americanos não têm conhecimento de quem está adquirindo acesso ao presidente, e tampouco têm visibilidade do que estão recebendo em troca.”

Leia mais

Os 220 principais detentores da moeda virtual de Trump foram convidados para jantar com ele ontem à noite em seu campo de golfe na área de Washington. Os 25 maiores investidores — que, em certos casos, investiram grandes quantias para obter o token do presidente — teriam a chance de dialogar com ele em uma recepção VIP ainda mais restrita.

Leia mais

Veja também: Jantar criptográfico de Trump custou aproximadamente R$ 27 milhões para convidados VIP

Leia mais

O evento foi fechado à mídia, e a residência presidencial já se negou previamente a responder questões sobre o tema, alegando que se trata da vida privada de Trump e não de seu papel oficial como presidente. Até o momento, Trump e seus associados comerciais não divulgaram informações sobre os presentes no jantar ou os temas abordados.

Leia mais

Um dos participantes confirmados foi o bilionário do ramo das criptomoedas nascido na China, Justin Sun, que foi alvo de investigação pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos por suspeitas de delitos financeiros e enfrentou processo da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) em 2023 por suposta fraude e manipulação do mercado. Em fevereiro, a SEC solicitou a suspensão temporária do processo contra Sun para buscar “uma resolução potencial” do caso.

Leia mais

Confira também: Justin Sun adquire US$ 30 milhões em tokens do projeto da família Trump

Leia mais

“Isso proporciona oportunidades para os mais desonestos, os mais comprometidos, a nata do mal, canalizarem fundos para Donald Trump a fim de conseguirem uma reunião privada com ele — para apresentarem suas alegações em busca de tratamento preferencial do governo federal, ou investimentos com recursos dos contribuintes americanos”, afirmou o senador Chris Murphy (D-CT) sobre o jantar desta noite.

Leia mais

Na conferência de imprensa de ontem, os democratas solicitaram que o presidente, ao menos, revele a identidade das pessoas que investiram na moeda virtual com as quais ele irá jantar hoje à noite. Um grande cartaz em frente ao púlpito exibia a mensagem: “Divulgue a relação de convidados”.

Leia mais

Veja também: Veja quem marcará presença no jantar de Trump para magnatas das moedas digitais

Leia mais

“Permitam que os cidadãos americanos saibam quem adquiriu acesso ao presidente”, declarou Murphy. “Se vocês acreditam estar tudo correto, então por que estão ocultando essas informações?”

Leia mais

O Decrypt entrou em contato com a residência presidencial para questionar se o presidente planeja divulgar a lista de convidados do jantar, mas não obteve resposta imediata.

Leia mais

Conflito de interesses

Outros senadores, como Jeff Merkley (D-OR) e Richard Blumenthal (D-CT), ressaltaram o perigo de um presidente em exercício expor-se à influência financeira de estrangeiros. A maioria dos principais investidores da moeda virtual de Trump são clientes de corretoras de criptomoedas estrangeiras proibidas de atender clientes nos Estados Unidos.

Leia mais

“Não trata-se somente de desonestidade”, afirmou Blumenthal. “É uma desonestidade que põe em risco nossa segurança nacional, ao sujeitar o presidente a potências estrangeiras.”

Leia mais

Diversos senadores democratas também aproveitaram a oportunidade para associar os alegados conflitos de interesse de Trump no âmbito das criptomoedas aos projetos de lei sobre ativos digitais em análise atualmente no Congresso.

Leia mais

Vários parlamentares mencionaram diretamente o GENIUS Act, proposta legislativa sobre stablecoins em tramitação no Senado, que quase foi descartada neste mês devido ao descontentamento dentro do Partido Democrata com os vários empreendimentos criptográficos de Trump.

Leia mais

Senadores democratas, como Murphy, Warren e Blumenthal, exigem que o GENIUS Act seja modificado para proibir o presidente de lançar e lucrar com sua própria stablecoin durante seu mandato. O projeto DeFi de Trump, denominado World Liberty Financial, lançou sua própria stablecoin em março. De acordo com eles, os democratas devem rejeitar o projeto caso a emenda não seja acrescentada.

Leia mais

“Sem essa correção, não estamos regulando as stablecoins”, afirmou Warren. “Estamos, efetivamente, fomentando a mesma desonestidade que observaremos esta noite, quando Donald Trump abre as portas da residência presidencial e vende favores para seus aliados ricos no universo das criptomoedas.”

Leia mais

A oposição aos empreendimentos criptográficos de Trump está se tornando rapidamente uma das principais críticas dos democratas contra seu segundo período no cargo. Ontem, deputados democratas apresentaram uma proposta que proibiria o presidente e seus familiares diretos de se envolverem com negócios relacionados à criptomoeda durante o exercício do cargo.

Leia mais

* Traduzido e editado com aprovação do Decrypt.

Leia mais

Fonte: Portal do Bitcoin

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Valor Central