Reino Unido Planeja Proibir Compra de Criptomoedas com Cartão de Crédito

O principal supervisor financeiro britânico sugeriu a proibição da aquisição de moedas digitais utilizando quaisquer recursos emprestados, como por exemplo, cartões de crédito.

Leia mais

Uma nova publicação para debate da Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA) apresentou recentemente uma ideia para impedir que instituições de criptomoedas permitam que cidadãos britânicos adquiram criptomoedas por meio de cartões de crédito. A proposta em questão também vetaria a compra de ativos digitais através de qualquer outra forma de crédito, como por exemplo, empréstimos ou linhas de crédito em moedas eletrônicas.

Leia mais

A medida parece estar primariamente relacionada à preocupação do regulador sobre a tendência de adultos no Reino Unido se endividarem para adquirir ativos digitais, uma prática considerada de alto risco devido à instabilidade inerente desses ativos.

Leia mais

“Estamos apreensivos com a possibilidade de consumidores que adquirem criptomoedas com crédito acumularem dívidas insuportáveis, especialmente se o valor do ativo diminuir e eles estiverem contando com esse valor para quitar a dívida”, declarou a FCA.

Leia mais

Uma pesquisa conduzida pela YouGov a pedido da Autoridade descobriu recentemente que 14% dos usuários de criptomoedas no Reino Unido afirmaram ter utilizado crédito para comprar ativos digitais em agosto de 2024. Esse percentual representa um aumento de 133% em relação a dois anos antes.

Leia mais

Se aprovada, a proposta não afetaria necessariamente todos os ativos digitais. A FCA esclareceu que stablecoins permitidas pelo seu sistema regulatório provavelmente estariam isentas da proibição de crédito.

Leia mais

A FCA deu início ao período de consulta pública sobre a proposta. A entidade informou que estará recebendo contribuições até 13 de junho.

Leia mais

Outras iniciativas relacionadas ao universo das criptomoedas propostas pela FCA incluem uma norma que responsabilizaria empresas de staking por eventuais prejuízos enfrentados por consumidores comuns, caso a organização tenha “analisado de forma inadequada a sua capacidade técnica e operacional, incluindo as suas interações com terceiros”, assim como uma proibição total de todas as plataformas de empréstimos e financiamentos em moedas digitais.

Leia mais

* Versão traduzida e editada com permissão do Decrypt.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Valor Central