Queda de 0,38% nas Vendas de Veículos Novos em Janeiro, Segundo Fenabrave

As comercializações de automóveis recém-chegados ao mercado brasileiro diminuíram 0,38% em janeiro, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O informe apresentado nesta terça-feira (3) pela Associação Nacional da Revenda de Veículos Automotores (Anarave), que representa as revendedoras, indica que 170,5 mil unidades de veículos foram vendidas em janeiro, incluindo carros, veículos comerciais leves, caminhões e ônibus. A queda em relação a dezembro foi de 38,96%.

Leia mais

Ao considerar o registro de todos os segmentos somados (carros, veículos comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, equipamentos para estradas e outros veículos), o mercado de veículos começou o ano com um avanço de 7,42% em relação ao mesmo mês do ano anterior, mesmo com um dia útil a menos. No total, foram registrados 366.713 veículos.

Leia mais

Comparado a dezembro de 2025, houve uma redução de 25,54%, o que é típico do primeiro mês do ano devido às férias e ao ritmo mais lento da atividade econômica.

Leia mais

De acordo com o presidente da Anarave, Arcelio Junior, o desempenho do setor em janeiro indica a resistência da procura brasileira por automóveis novos, apesar das dificuldades de acesso ao crédito devido às altas taxas de juros.

Leia mais

“Os resultados confirmam que o setor começa 2026 com uma base sólida. Mesmo com menos dias úteis em comparação com o ano anterior, observamos um crescimento real do mercado, o que indica uma manutenção na procura”, declarou em comunicado.

Leia mais

Motocicletas

O desempenho mais positivo entre os veículos ainda é observado no setor de motocicletas, que registrou um crescimento de 17,49% em janeiro, comparado ao mesmo mês do ano passado, e uma redução de 7,57% em relação a dezembro. Segundo a Anarave, o aumento na comparação anual se deve principalmente ao fato de que as motocicletas estão sendo utilizadas para serviços de entrega e como opção de mobilidade individual.

Leia mais

Outro fator que contribui para o aumento das vendas de motocicletas é o aumento do uso do consórcio como forma de aquisição. "O setor de motocicletas segue em uma trajetória de expansão consistente. Isso está relacionado a mudanças no padrão de mobilidade e no comportamento do consumidor", afirmou Arcelio Junior.

Leia mais

Caminhões

Por outro lado, o mercado de caminhões teve um início de ano com uma diminuição de 34,67% (em comparação com janeiro), ainda sem refletir o impacto do Programa Avance Brasil, que disponibiliza crédito para a aquisição de caminhões. Segundo a Anarave, os resultados desse programa só devem ser percebidos nos próximos meses.

Leia mais

“O desempenho desse setor está diretamente relacionado ao nível de atividade econômica, ao desempenho do agronegócio e ao custo do crédito para a compra de veículos pesados e, com o Avance Brasil, esperamos uma recuperação nas vendas, especialmente entre os caminhões pesados, que representam 45% do mercado”, afirmou Arcelio Junior.

Leia mais

Estabilidade

No que diz respeito aos carros e veículos leves, o desempenho foi considerado estável, com um aumento de 1,64% em relação a janeiro de 2025 e uma queda de 39,17% em relação a dezembro.

Leia mais

“Os veículos leves começam 2026 com atividade estável. O mercado continua sensível às condições de financiamento, mas mostra capacidade de sustentar o volume de vendas”, destacou o presidente da associação.

Leia mais

Fonte: Agência Brasil

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Valor Central