MP de Desoneração de Data Centers Será Anunciada Esta Semana, Afirma Haddad

O decreto provisório que adianta os efeitos da mudança tributária e isenta os centros de informações (central de dados) que se estabelecerem no Brasil deve ser publicado ainda nesta semana, de acordo com o pronunciamento feito nesta terça-feira (6) pelo secretário da Fazenda, Fernando Haddad. Durante o desjejum com aproximadamente 40 executivos e empresários do Vale do Silício, na Califórnia, o secretário apresentou a nova diretriz nacional de centros de informações, que almeja atrair investimentos de até US$ 2 trilhões nos próximos anos.

Leia mais

Conforme Haddad, o decreto terá os seguintes pontos principais:

Leia mais
  • Isenção de 100% dos tributos federais sobre investimentos realizados pelo setor de centros de informações;
  • Redução do Imposto de Importação sobre dispositivos de tecnologia da informação não produzidos no Brasil;
  • Isenção total das exportações de serviços gerados por esses dispositivos.
Leia mais

No dia anterior (5), Haddad tinha mencionado que o governo pretende adiantar os efeitos da reforma tributária para o setor de centros de informações. Nesta terça-feira, ele explicou que a antecipação será viável porque os estados não tiveram oportunidade de iniciar competições fiscais relacionadas à nova economia, utilizando o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) para atrair grandes empresas de tecnologia.

Leia mais

"Qual é a vantagem do Plano de Transformação Ecológica? É que não há competição fiscal em torno desse plano simplesmente porque a economia ainda não está estruturada em torno dele. São setores que virão a ser organizados e a competição fiscal ainda não foi estabelecida. Então, temos a vantagem de poder antecipar os efeitos da reforma tributária para agora", declarou o secretário na abertura do desjejum, organizado pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil).

Leia mais

O secretário enfatizou que a reforma tributária do consumo, que estará em vigor em 2026 e somente será totalmente implementada em 2032, fará com que o Brasil possua um dos sistemas tributários mais eficientes do mundo, inteiramente informatizado. Haddad reiterou que o Brasil tem o benefício de possuir a maior parte da fonte de energia proveniente de fontes renováveis, o que reduzirá as emissões de dióxido de carbono pelos centros de informações.

Leia mais

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, estava presente no desjejum. A capital fluminense tem o intuito de se tornar um centro de atração para as grandes empresas de tecnologia nos próximos anos.

Leia mais

Outros compromissos

Também neste dia, Haddad teve encontros com representantes da Amazon e da Microsoft. Nos últimos dias, o secretário esteve em reunião com a diretora financeira do Google, Ruth Porat, e com o CEO da Nvidia, Jensen Huang.

Leia mais

Nesta noite (horário local), o secretário parte para o México. Na quarta-feira (7), último dia da viagem, Haddad terá uma reunião pela manhã com brasileiros que trabalham em empresas mexicanas ou em multinacionais brasileiras no país.

Leia mais

Ainda durante a manhã, o secretário terá uma reunião bilateral com Edgar Amador Zamorra, secretário da Fazenda e Crédito Público do México. O tema em discussão é o fortalecimento das relações bilaterais. Haddad embarca na quarta à tarde e retorna a Brasília na quinta-feira (8).

Leia mais

Fonte:Agência Brasil

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Valor Central