Ministro Afirma que Brasil Mostra Eficiência no Combate à Gripe Aviária

O sistema de saúde do Brasil será fortalecido e admirado internacionalmente, depois de enfrentar a questão da gripe das aves ocorrida em uma fazenda comercial no Rio Grande do Sul. Segundo o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, os incidentes envolvendo aves selvagens evidenciam isso uma vez que não afetaram aves em criadouros comerciais.

Leia mais

“É relevante mencionar que essa situação demonstrou ao mundo a solidez do sistema brasileiro”, afirmou o ministro.

Leia mais

“Certamente não desejaríamos que [a patologia] penetrasse em um criadouro comercial. Porém, o que aconteceu [e não se disseminou], é também evidência clara de quão sólido é o sistema brasileiro”, acrescentou o ministro nesta quarta-feira (4) durante conversa para atualizar os dados da gripe aviária no país.

Leia mais

Conforme relatado pelo ministro, a eficácia do sistema sanitário do Brasil impediu a propagação da doença para outros criadouros. Algo que, segundo ele, está devidamente comprovado.

Leia mais

Situação singular

O único caso devidamente confirmado em estabelecimento comercial ocorreu há 14 dias em uma fazenda localizada no município gaúcho de Montenegro. Caso não surja um novo caso em criadouro comercial nos próximos 14 dias, o Brasil poderá se declarar país livre da gripe aviária, ao final dos 28 dias de intervalo sanitário, estabelecidos nos protocolos internacionais.

Leia mais

“Encontramo-nos, portanto, na metade do processo do intervalo sanitário, sem que outras fatalidades ocorram nos criadouros comerciais. Nossa expectativa é de que, ao fim do intervalo sanitário, possamos reduzir consideravelmente as restrições comerciais, até a total normalização da comercialização”, enfatizou o ministro.

Leia mais

Transparência

Fávaro reiterou que o país manterá o estado de emergência, ampliando os procedimentos de investigação e proporcionando total transparência para que, diante de qualquer indício, possam ser investigados possíveis casos de animais selvagens, domésticos ou de criadouros.

Leia mais

“Estamos com oito casos em fase de investigação. Nenhum em criadouro comercial. O último caso de criadouro comercial analisado é Antagorda (RS), que resultou negativo ontem à tarde, conforme era esperado.

Leia mais

Zoológico de Brasília

Com relação ao incidente envolvendo duas aves (um pombo e um marreco irerê) encontradas sem vida no Zoológico de Brasília, em 28 de maio, tratam-se de animais selvagens que não faziam parte do plantel do zoológico.

Leia mais

Dessa forma, lembrou o ministro, à semelhança dos outros 168 casos de gripe aviária em animais selvagens já ocorridos no Brasil, não acarretarão em qualquer restrição.

Leia mais

“Há dois anos não se registravam casos [da gripe] em animais selvagens. Em outras palavras, desde 15 de maio de 2023. Desde então, nenhum caso foi confirmado. É tão comum que não há protocolo que preveja alguma restrição”, acrescentou.

Leia mais

As aves foram recolhidas pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF) e encaminhadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para investigação de possíveis casos de gripe aviária, o que já foi confirmado.

Leia mais

O fechamento preventivo seguiu também os procedimentos de biossegurança, tanto para assegurar a saúde dos animais quanto a dos colaboradores e visitantes.

Leia mais

Alerta

Fávaro mencionou que tanto o caso de ave contaminada na fazenda do RS como quaisquer casos potenciais em aves selvagens, devem ser um alerta para que os empreendimentos comerciais e criadouros de aves permaneçam vigilantes.

Leia mais

Ele atualizou as medidas restritivas de exportação aplicadas à carne de frango brasileira. De acordo com o ministro, dos 160 países que adquirem o produto brasileiro, 21 mercados estão com restrição total ao Brasil; 14 suspenderam apenas a importação da produção originária do Rio Grande do Sul; e quatro deixaram de adquirir a carne produzida no município de Montenegro.

Leia mais

“No entanto, já começamos as negociações para diminuir a restrição total ao Brasil”, comunicou o ministro.

Leia mais

Segundo Fávaro, as restrições de exportação resultaram em declínio médio de 7% no valor da carne de frango no mercado interno brasileiro.

Leia mais

Emergências sanitárias

Ainda durante a coletiva de imprensa, Fávaro informou que enviará, à Casa Civil, uma proposta de Medida Provisória visando assegurar R$ 135 milhões em recursos para lidar com esta e outras crises sanitárias, tanto para casos de enfermidades que afetem animais como vegetais.

Leia mais

Ele afirmou que tal medida fortalecerá ainda mais o sistema sanitário do país, evitando prejuízos maiores.

Leia mais

O ministro ressaltou que atualmente existem quatro emergências sanitárias em vigor no Brasil.

Leia mais

“A situação da gripe aviária é a mais divulgada, porém há também relativas a doenças que atacam as produções de cacau, carambola e mandioca”, declarou o ministro.

Leia mais

Fonte: Agência Brasil

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Valor Central