INSS Contatará Vítimas de Fraude para Ressarcimento Através de Aplicativo: Saiba Mais

Os assegurados da Previdência Social Brasileira que tiveram algum abatimento associativo em seus ganhos serão comunicados na próxima terça-feira, 13. Durante uma coletiva de imprensa realizada hoje, 8, o líder do Instituto, Gilberto Waller Júnior, informou que essa comunicação será feita exclusivamente por meio da ferramenta Meu INSS.

Leia mais

Conforme o líder do INSS, 27 milhões de assegurados não possuem nenhum desconto em seus benefícios. Estes assegurados estão sendo notificados ainda hoje, através do Meu INSS. Atualmente, o INSS conta com 40,6 milhões de beneficiários.

Leia mais

Depois que aqueles que tiveram alguma dedução no benefício forem informados, a partir de quarta-feira, 14, esses beneficiários terão duas opções – Meu INSS e o telefone 135 – para verificar quais foram os descontos e para quais associações. Serão exibidos os descontos realizados nos últimos cinco anos.

Leia mais

Nesse momento, o aposentado ou pensionista precisará indicar se reconhece esse desconto, ou seja, se ele realmente estabeleceu uma associação, ou não. Se ele não reconhecer o desconto, não tiver concedido autorização, ele deverá informar ao INSS. Não há um prazo para realizar essa comunicação de não reconhecimento ao INSS.

Leia mais

A partir disso, a entidade associativa em questão terá que apresentar ao INSS em até 15 dias úteis a documentação que demonstre que aquele assegurado deu autorização para o desconto da mensalidade em seu benefício. Waller destaca que toda a documentação a ser fornecida será de responsabilidade das entidades associativas. Os assegurados não devem apresentar nenhum documento e nem envolver terceiros no processo de ressarcimento.

Leia mais

Se a associação não comprovar a autorização do assegurado para o desconto em seus benefícios, terá mais 15 dias úteis para ressarcir totalmente os valores cobrados. Esta restituição será feita por meio de um depósito identificado ao INSS, que por sua vez reembolsará o valor ao assegurado diretamente na conta em que o benefício é depositado.

Leia mais

Se o pagamento não for realizado, será encaminhado para a Controladoria-Geral da União para as medidas adequadas.

Leia mais

Caminhos de comunicação do INSS

O governo reitera que os únicos caminhos de comunicação dos aposentados e pensionistas são o Meu INSS ou o 135. "Esse tipo de comunicação e contato é simplificado. O cidadão não necessita reunir documento, nem se comunicar com alguém. A comunicação é direta com o INSS. E não é preciso autorizar ninguém a falar com o INSS. Não caia em novos golpes, não é necessário nenhum intermediário. E não é preciso se apressar. Todos serão reembolsados", reforçou Waller.

Leia mais

Para aprender mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os materiais gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e deseja analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um único local, acesse a Área do Investidor.

Leia mais

Fonte: Bora investir

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Valor Central