Inscrições Abertas para o Programa Raízes de Qualificação Profissional

Está disponível a chance de se inscrever no curso gratuito de capacitação profissional em ajudante de atividades de comércio internacional, voltado especificamente para indivíduos de ascendência africana, a partir de 16 anos de idade, que tenham concluído o ensino médio ou estejam em processo, e com renda familiar por habitante não superior a dois salários mínimos. No total, há 220 lugares disponíveis espalhados em dez localidades de nove estados diferentes, com aulas em pessoa e um certificado reconhecido em todo o país.

Leia mais

O treinamento se concentra em experiência prática e na prontidão para o mercado de trabalho em organizações de variados tamanhos e é parte do Projeto Raízes Comex, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em colaboração com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Todos os detalhes sobre a papelada necessária, critérios de admissão e processo de inscrição podem ser encontrados no portal do MDIC.

Leia mais

O curso tem uma carga horária de 160 horas e oferece educação prática para indivíduos interessados em trabalhar nos segmentos de importação e exportação. As inscrições podem ser feitas em dois períodos, dependendo da localidade: de 3 a 30 de junho em Rio Grande (RS), Fortaleza, Joinville e Itajaí (SC), Santos (SP), no Recife, Rio de Janeiro e Salvador e de 1º a 31 de julho em Paranaguá (PR) e Vitória.

Leia mais

Cada grupo terá 20 vagas disponíveis. As datas de início das aulas e os horários variam de acordo com a cidade. Caso o público-alvo não preencha todas as vagas, estas serão abertas para a população em geral, mantendo os mesmos critérios de renda e escolaridade.

Leia mais

O curso visa habilitar profissionais para atuarem como auxiliares no ramo de comércio internacional. Dentre os assuntos abordados para os alunos estão logística global, liberação alfandegária, administração de custos e papelada referente à exportação e importação.

Leia mais

“O Raízes Comex reconhece a diversidade como recurso econômico. Estabelece uma ligação para diminuir disparidades, conectar talentos e fortalecer a competitividade do mercado internacional brasileiro”, menciona Tatiana Prazeres, secretária de Comércio Exterior do MDIC.

Leia mais

Para o líder do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, “o projeto está em sintonia com o propósito do Senac de promover educação profissional inclusiva e inovadora, ampliando as oportunidades de inserção da comunidade de ascendência africana em um setor crucial para o desenvolvimento nacional”.

Leia mais

*Estagiária sob a orientação de Marcelo Brandão

Leia mais

Fonte: Agência Brasil

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Valor Central