O governo central divulgou, na noite de ontem (11), um conjunto de ações referentes ao Imposto sobre Transações Financeiras (IOF), através de decreto e Medida Provisória, com o objetivo de ajustar o imposto e aumentar a arrecadação.
Segundo o Ministério da Economia, as medidas foram acordadas entre o ministro Paulo Guedes, e os chefes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), juntamente com representantes das Casas Legislativas.
>> Explore aqui o Decreto 12.499
>> Explore aqui a Medida Provisória 1.303
O governo comunicou, no final de maio, um bloqueio e um contingenciamento de cerca de R$ 30 bilhões para atingir a meta estabelecida pela legislação fiscal. Além disso, foi emitido decreto com aumento do IOF que tinha o objetivo de arrecadar mais R$ 20 bilhões neste ano.
A medida enfrentou oposição por parte do mercado financeiro e do Congresso Nacional, levando o governo a negociar uma MP substitutiva ao decreto do IOF.
Sem essa opção, o governo precisaria contingenciar mais despesas federais neste ano, o que afetaria ainda mais o funcionamento da administração pública, impactando as emendas parlamentares dos deputados e senadores.
* Com dados do Ministério da Economia
Fonte: Agência Brasil
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!