O mês de agosto acompanhou a corrente atual do ciclo das moedas digitais, mais favorável para as criptos alternativas, com boas performances do Ethereum (+18,8%) e Solana (+16,5%), em comparação ao Bitcoin, que registrou queda de 4,5% no período.
O interesse institucional por criptomoedas alternativas continua em ascensão, com anúncios de aquisições vultuosas por parte das renomadas Bitmine, SharpLink, Strategy e Metaplanet, além do anúncio de lançamento de fundos e companhias de reservas estratégicas voltadas para Solana, pela Galaxy Digital, Multicoin Capital, Pantera e outras que têm potencial para captar até US$2,25 bilhões com esse propósito. Isso sem mencionar as conversas sobre fundos negociados em bolsa (ETFs) de altcoins, os quais devem ser aprovados em menos de 30 dias.
Essas narrativas têm contribuído para a redução da dominância do BTC em relação aos últimos meses, seguindo uma tendência de queda. Contudo, isso não significa que o Bitcoin esteja inativo. Em relação ao Bitcoin, a acumulação por parte de empresas públicas já ultrapassa a marca de 1 milhão de BTC combinados, aproximadamente 5% do fornecimento total — um marco para a institucionalização do ativo.
Falando sobre essas empresas, uma excelente notícia é que a Strategy (MSTR) é considerada elegível para ingressar no S&P e o comitê do índice decidirá se ela poderá ser incluída nesta janela de rebalanceamento em setembro. Uma inclusão teria um impacto técnico significativo através de compras passivas de índices e ETFs e poderia estimular ainda mais a alavancagem da empresa no ativo.
No âmbito macroeconômico, o CME está precificando a probabilidade de um corte de 25 pontos-base na próxima reunião do Fed (17/09) em 98%, porém o mercado continua atento aos dados do mercado de trabalho e inflação, especialmente ao PCE, assim como à discussão sobre o ritmo do QT ao longo do 4º trimestre.
O grande destaque do mês vai para a Solana, que além de ter uma performance positiva em relação ao preço, introduziu novidades em seu ecossistema, como o Alpenglow – novo mecanismo de consenso – e o validador de cliente da Firedancer, representando avanços técnicos robustos para o projeto, auxiliando a manter o bom ímpeto que já vem ganhando com o crescimento da atividade na cadeia e em finanças descentralizadas.
Leia também: Solana ultrapassa US$ 240 e atinge maior valor desde janeiro
Olhando para frente, mantemos uma visão otimista para os próximos meses, prevendo uma eventual pequena correção nos preços como algo natural e uma oportunidade para obter maiores lucros no final do ano.
Se a SEC aprovar a primeira leva de ETFs de criptos alternativas, podemos observar o tradicional "Uptober" ganhar tração, com uma maior mudança para as altcoins e potencial para novos recordes — não somente nas criptos alternativas, mas com o BTC testando os picos do ciclo em resposta aos fluxos e possivelmente a uma postura mais complacente macro.
Rony Szuster é líder da equipe de Pesquisa do MB | Mercado Bitcoin. Engenheiro Químico com especialização em Engenharia de Software, está envolvido no mercado criptográfico desde 2019 e foi colaborador do Messari Hub de 2021 a 2022.
Fonte: Portal do Bitcoin
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!