Especialista em ESG Avalia Avanços do Brasil e Retrocessos dos EUA na Agenda Ambiental

“Verificamos uma regressão da pauta ESG, principalmente nos EUA, e um estancamento da União Europeia. Aqui no Brasil estamos em uma agenda distinta, observamos grandes progressos”, declarou Henri Rysman de Lockerente, líder e gerente da área de crédito privado e especialista em ESG do BNP Paribas.

Leia mais

A afirmação foi feita durante a Febraban Tech, em debate que abordou os “próximos rumos do Brasil no desenvolvimento de um mercado financeiro verde e digital”. Apesar do potencial brasileiro em relação a investimentos sustentáveis, Lockerente reconhece que o país ainda engatinha nesse aspecto.

Leia mais

“Os fundos de investimentos sustentáveis [do Brasil] ainda equivalem a menos de 1% do total de títulos. Estamos nos primeiros passos, porém os primeiros indícios demonstram que estamos na direção correta”, afirmou.

Leia mais

Nessa mesma linha, Maria Netto, executiva-chefe do ICS (Instituto Clima e Sociedade), que compartilhou o debate com Lockerente, acredita que as peculiaridades do Brasil o colocam como uma potência.

Leia mais

“O Brasil desponta como um dos protagonistas devido ao seu histórico no que se refere à regulamentação, com as intervenções do Banco Central e da CVM. O Brasil possui um ecossistema muito robusto, baseado em recursos naturais. Nossa matriz energética provém de fontes renováveis e, consequentemente, nossos produtos têm uma pegada ecológica favorável. Enquanto para alguns países a descarbonização pode representar um desafio, para nós é uma solução”, explanou.

Leia mais

Segundo Maria Netto, falta ao Brasil, entretanto, habilidade para “promover” de forma mais eficiente suas virtudes e se posicionar como um verdadeiro líder em ESG. “Há o reconhecimento de que o Brasil é um mercado mais refinado do que outros países emergentes; no entanto, ainda não conseguimos atingir escala e agilidade. A Índia é mais ágil, agressiva e conquista espaço nos mercados. É necessário ter uma visão estratégica e promover-se de maneira mais eficaz”, pontuou.

Leia mais

A executiva também mencionou que o avanço dos instrumentos financeiros deve andar lado a lado com a ação estatal. “Claro que para isso é preciso políticas públicas. Tivemos retrocessos no que tange ao desmatamento; necessitamos de regulamentações claras, precificação de carbono, que são os sinais de mercado que orientam o setor privado”, concluiu.

Leia mais

Para promover o Brasil como um território repleto de oportunidades para investimentos sustentáveis, Lockerente acredita que é crucial aproveitar ao máximo a participação em grandes eventos climáticos. “Devemos tirar proveito da COP30, por exemplo. Recentemente, tivemos a presença de Lula na Conferência dos Oceanos com anúncio da ampliação de áreas protegidas. Há potencial para investidores estrangeiros aplicarem seus recursos”, finalizou.

Leia mais

Deseja simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e verifique os possíveis ganhos da sua aplicação. Se já investe e deseja monitorar todas as suas aplicações, gratuitamente, em um único local, acesse a Área do Investidor.

Leia mais

Fonte: Bora investir

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Valor Central