Edital Abre Seleção para 36 Projetos de Fortalecimento da Agricultura Familiar

Por meio de aportes financeiros de R$ 85 milhões, foi divulgado nesta segunda-feira (23) o desfecho do certame Ecoforte Redes 2024, voltado para fortalecer a agricultura familiar de cunho agroecológico no território nacional, realizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em conjunto com a Fundação Banco do Brasil (FBB).

Leia mais

A iniciativa foi apresentada em julho de 2024 e analisou 165 propostas, com 36 delas sendo consideradas aptas para prosseguir, distribuídas em todas as áreas do país (cinco na Amazônia Legal, 12 no Nordeste, dez no Sul, oito no Sudeste e uma no Centro-Oeste). Mais cinco redes (duas no Nordeste e três no Sudeste) estarão em lista de espera e poderão ser acionadas caso as proponentes aprovadas não sejam contratadas ou haja necessidade de suplementação orçamentária por parte dos financiadores.

Leia mais

Os beneficiários são projetos territoriais com foco no fortalecimento das redes de agroecologia, extrativismo e produção orgânica. O intuito é aumentar a produção e a disponibilidade de alimentos e mercadorias saudáveis, contribuindo para promover a transição agroecológica e a resistência dos ecossistemas, além de gerar renda para as famílias do meio rural.

Leia mais

“Os recursos possibilitarão a expansão da produção de alimentos saudáveis e o aumento do seu consumo pela população, visando garantir a segurança alimentar e nutricional, ao mesmo tempo em que colaboram para a resiliência climática nas áreas contempladas”, detalhou Tereza Campello, diretora Socioambiental do BNDES.

Leia mais

Cada rede selecionada é formada, no mínimo, por três entidades produtivas da agricultura familiar, que englobam povos originários, membros de comunidades quilombolas rurais, pescadores artesanais, aquicultores familiares, extrativistas e outras comunidades e povos tradicionais.

Leia mais

Gerenciado pelo governo federal, o Programa de Fortalecimento e Ampliação das Redes de Agroecologia, Extrativismo e Produção Orgânica (Ecoforte) é tido como a principal medida da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO). O primeiro edital foi lançado em 2014.

Leia mais

Fonte: Agência Brasil

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Valor Central