A B3 divulgou hoje, 26 de setembro, os Depositary Receipts Brasileiros aptos para integrar o índice Bovespa B3 BR+ (IBBR) a partir da reestruturação de setembro de 2025. Segundo a bolsa brasileira, três novos ativos serão adicionados aos 5 que já compõem a carteira do indicador, são os BDRs da Afya Ltd, Mercado Livre e VTEX.
O Bovespa B3 BR+ , lançado em agosto de 2024, agrupa as empresas do Ibovespa B3 com as empresas nacionais listadas no exterior que possuem Brazilian Depositary Receipts (BDRs) negociados no mercado brasileiro.
O objetivo do índice é servir como referência para o desempenho médio dos preços dos ativos mais negociados e representativos na bolsa de valores do Brasil, englobando ações, units e BDRs.
“Baseando-se nos ativos de empresas consideradas brasileiras, porém listadas nos Estados Unidos e que tenham BDRs negociados na B3, realizamos uma avaliação seguindo os critérios da metodologia do índice para escolher aqueles qualificados a integrar o portfólio das empresas que impulsionam a economia nacional. Esta lista dos BDRs aptos é válida para os próximos três ajustes”, afirma Ricardo Cavalheiro, superintendente de Índices da B3.
O portfólio atual do Bovespa B3 BR+ foi lançado no início de maio e é composto por 92 ativos, sendo 87 ações do Ibovespa B3 e 5 BDRs de empresas brasileiras: Nubank, Stone, XP Investimentos, PagSeguro e Inter.
+ Como investir em ações de empresas dos EUA – sem sair do mercado acionário brasileiro
1. Ativos presentes no portfólio do IBOVESPA B3, relativo ao mesmo período da reestruturação;
2. BDRs de empresas brasileiras, desde que a listagem principal do ativo lastro do BDR seja nas bolsas de valores dos Estados Unidos, e que atendam aos seguintes critérios:
A definição de BDRs lastreados em ações de emissão de empresas com atividade predominantemente no Brasil é baseada em uma avaliação das companhias levando em consideração critérios como receita no Brasil, ativos, número de colaboradores e sedes no país, além da trajetória da empresa e do modelo de negócio.
O rebalanceamento do Bovespa B3 BR+ é realizado, assim como nos demais índices, nos meses de janeiro, maio e setembro. Já a revisão dos BDRs elegíveis é efetuada anualmente, sempre em maio, com as mudanças sendo implementadas no rebalanceamento de setembro. A primeira prévia da nova composição da carteira será divulgada em 01/08/2025.
Deseja simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira a possível rentabilidade da sua aplicação. Se já é investidor e deseja analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.
Fonte: Bora investir
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!