O próximo lote de reembolso do Imposto de Renda Pessoa Física de 2025, o mais substancial de todos em termos de quantidade de contribuintes e valores, estará disponível para consulta pela Receita Federal na segunda-feira (23) às 10h. Este representa o segundo de cinco lotes programados para 2025 e inclui também reembolsos residuais de anos anteriores.
No total, R$ 11 bilhões serão distribuídos para 6.545.322 contribuintes, todos eles com prioridade para o reembolso, conforme informado pela Receita.
A distribuição dos reembolsos é a seguinte:
Mesmo que não haja prioridade legal, os contribuintes que combinaram os procedimentos pré-preenchido e Pix passaram a ter prioridade nos pagamentos de reembolso neste ano. Neste lote, os reembolsos serão exclusivamente direcionados a contribuintes com prioridade.
A consulta estará disponível no portal da Receita Federal online. Para isso, o contribuinte deve acessar a seção “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, clicar em “Consultar o Reembolso”. A consulta também pode ser feita através do aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
O reembolso será realizado até 30 de junho, diretamente na conta ou chave Pix vinculada ao CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso não esteja incluso neste lote, o contribuinte deverá acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar o extrato da declaração. Se houver qualquer irregularidade, poderá enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes de revisão.
Caso haja alguma complicação e o reembolso não seja depositado na conta indicada na declaração, como devido a uma conta desativada, os fundos ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nestes casos, o indivíduo poderá agendar o crédito para qualquer conta bancária de sua titularidade, através do Portal BB ou contatando a Central de Relacionamento do banco pelos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outras localidades) e 0800-729-0088 (atendimento especial exclusivo para deficientes auditivos).
Se o contribuinte não resgatar seu reembolso após um ano, será necessário solicitá-lo através do Portal e-CAC. Ao acessar a página, o indivíduo deverá selecionar a opção “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e então em "Solicitar reembolso não resgatado na rede bancária".
Fonte: Agência Brasil
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!