Consulta ao Maior Lote de Restituição do Imposto de Renda é Liberada pela Receita

No início desta manhã de sexta-feira (23), aproximadamente 6,3 milhões de cidadãos que submeteram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física deste ano resolverão suas pendências com o Fisco. Neste momento, a Receita Federal disponibilizará a verificação do primeiro dos cinco lotes de restituição de 2025, o maior já registrado em quantidade de contribuintes e montante. Este grupo também inclui reembolsos remanescentes de anos anteriores.

Leia mais

Ao total, 6.257.108 pessoas receberão R$ 11 bilhões. Segundo informações da Receita, toda essa quantia será destinada aos contribuintes com preferência na restituição.

Leia mais

Os reembolsos estão distribuídos da seguinte maneira:

Leia mais
  • 2.375.076 pessoas que optaram por utilizar a declaração pré-preenchida e escolheram receber a restituição por meio do Pix;
  • 2.346.445 indivíduos entre 60 e 79 anos;
  • 1.096.168 profissionais da educação cuja principal fonte de renda é o magistério;
  • 240.081 cidadãos acima de 80 anos;
  • 199.338 contribuintes com deficiência física ou mental ou com enfermidade grave.
Leia mais

Embora não tenham prioridade legalmente, aqueles que combinaram o uso da declaração pré-preenchida com o Pix passaram a ter prioridade na recepção do reembolso neste ano.

Leia mais

A verificação pode ser realizada no site da Receita Federal na web. Bastará ao contribuinte acessar a opção Meu Imposto de Renda e, em seguida, clicar em Consultar a Restituição. Também é viável efetuar a pesquisa no app da Receita Federal para tablets e smartphones.

Leia mais

O pagamento será efetuado em 30 de maio, na conta ou chave Pix CPF indicada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não conste na listagem, será necessário acessar o CentroVirtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Se houver alguma pendência, poderá enviar uma declaração corretiva e aguardar pelos próximos lotes da malha fina.

Leia mais

Se, por qualquer motivo, a restituição não for creditada na conta informada na declaração, como no caso de conta inativa, os recursos ficarão disponíveis para saque por até um ano no Banco do Brasil. Nessa circunstância, a pessoa poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária de sua titularidade, por meio do Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento do banco, nos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outras regiões) e 0800-729-0088 (atendimento exclusivo para deficientes auditivos).

Leia mais

Caso a pessoa não retire o montante de sua restituição após um ano, será necessário solicitar o valor no Portal e-CAC. Ao acessar a página, o indivíduo deverá acessar o menu Declarações e Demonstrativos, selecionar Meu Imposto de Renda e, em seguida, clicar na opção Solicitar restituição não sacada na rede bancária.

Leia mais
Leia mais

 

Leia mais

Fonte: Agência Brasil

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Valor Central