Brasil Pode Bater Recorde de Produção de Grãos na Safra 2024/2025

O Brasil está prestes a atingir uma nova marca na produção de grãos, caso se confirme a previsão de um total de 336,1 milhões de toneladas de grãos a serem colhidos na safra 2024/25. Essa cifra representa um acréscimo de 38,6 milhões de toneladas (ou 13%) em relação à safra anterior.

Leia mais

A projeção foi anunciada hoje, quinta-feira (12), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Segundo a entidade, isso marcará um "novo recorde de produção", conforme indicado pelo 9º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25.

Leia mais

De acordo com o levantamento, esse “bom desempenho” é resultado das “ótimas produtividades das lavouras, previstas em 4.108 quilos por hectares, associadas ao crescimento de 2,3% da área plantada, estimada em 81,8 milhões de hectares”.

Leia mais

Milho

O milho, considerado o principal produto plantado na segunda safra, tem uma produção total estimada de 128,3 milhões de toneladas. A colheita do milho já começou nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão e Paraná.

Leia mais

“Neste ciclo, espera-se que sejam colhidas 101 milhões de toneladas, representando um aumento de 12,2% em relação à segunda safra do grão na temporada passada”, relatou a Conab. A entidade atribui esse resultado às “excelentes produtividades alcançadas” devido às “condições climáticas favoráveis” e ao “adequado manejo” dos agricultores do cereal, na maioria das regiões produtoras.

Leia mais

>> Siga a página da Agência Brasil no Facebook 

Leia mais

Algodão, arroz e feijão

A Conab destaca o algodão como outro protagonista na produção, com 1,4% da área total semeada já colhida. Caso a produção estimada de 3,9 milhões de toneladas seja confirmada, está previsto um aumento de 5,7% em relação à safra 2023/24.

Leia mais

Conforme a Conab, esse aumento decorre do crescimento de 7,1% da área plantada. A empresa, no entanto, ressalta que, até o momento, as chuvas irregulares têm impactado a produtividade, que está “abaixo do observado na safra anterior, porém suficiente para manter o desenvolvimento das plantações”.

Leia mais

No caso do arroz, um produto de grande importância para o mercado interno, cuja colheita está praticamente concluída, é esperado um aumento de 14,9% na produção, estimada em 12,15 milhões de toneladas.

Leia mais

Já o feijão, cultivado em 3 períodos anuais, tem uma produção total projetada de 3,17 milhões de toneladas, o que, segundo a Conab, garante o abastecimento interno.

Leia mais

A primeira colheita do feijão já foi realizada, totalizando 1,1 milhão de toneladas. A segunda colheita já está em andamento em alguns estados, como Paraná (98%) e Minas Gerais (74%). A terceira colheita está em fase de plantio.

Leia mais

Soja

Com a colheita já finalizada, a soja deverá encerrar a safra com um total de 169,6 milhões de toneladas, representando um acréscimo de 21,9 milhões de toneladas em relação à safra anterior, que foi recorde histórico.

Leia mais

“Esse bom resultado se deve ao aumento do uso de tecnologia pelos agricultores, aliado às boas condições climáticas na maioria das regiões produtoras”, destaca a Conab.

Leia mais

 

Leia mais

Fonte: Agência Brasil

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Valor Central