Brasil é Declarado País Livre de Gripe Aviária

O Brasil livrou-se novamente da influenza aviária, após obedecer às diretrizes internacionais que incluem, dentre outras medidas, o período de 28 dias sem novos registros em fazendas comerciais.

Leia mais

A confirmação oficial do cumprimento do período de quarentena foi feita pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em comunicado enviado na presente quarta-feira (18) à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

Leia mais

O único caso confirmado em propriedade comercial ocorreu em uma fazenda no município rio-grandense de Montenegro, em 16 de maio. A afirmativa da enfermidade foi realizada em 22 de maio, após a conclusão da desinfecção da fazenda infectada. Conforme estabelecido no protocolo, teve início ali o período de quarentena.

Leia mais

Segundo o ministério, com o término deste prazo sem novas ocorrências, "o Brasil concluiu todas as medidas sanitárias requeridas, recuperando novamente o status de liberdade da doença".

Leia mais

Avisos

Com o encerramento do período de quarentena, teve início a fase de comunicados, pelo ministério, aos países que estabeleceram restrições temporárias às exportações brasileiras de produtos avícolas. A previsão é de que as trocas comerciais sejam restabelecidas o mais brevemente possível.

Leia mais

Enfermidade

A influenza aviária, usualmente mencionada como gripe aviária, atinge primariamente aves, mas também foi identificada em mamíferos, incluindo bovinos.

Leia mais

A transmissão ocorre através do contato com aves doentes e também pela água e materiais contaminados.

Leia mais

A doença raramente afeta seres humanos, e a recomendação é que as pessoas se mantenham informadas e adotem as precauções preventivas aconselhadas.

Leia mais

De acordo com o Ministério da Agricultura, carnes e ovos podem ser consumidos com segurança, contanto que sejam preparados corretamente.

Leia mais

Fonte: Agência Brasil

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Valor Central