RS Implementa Barreiras Sanitárias em Montenegro para Prevenção da Gripe Aviária

Redação Valor Central
2 Leitura mínima

O governo estadual do Rio Grande do Sul deu início à implementação de sete barreiras de saúde para conter o surto de influenza aviária em Montenegro (RS). O local onde a presença do vírus altamente patogênico foi confirmada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na última sexta-feira (16).

Até o início da noite de sábado (17), cinco das sete barreiras já estavam em funcionamento. Serão instaladas duas barreiras na BR-386, uma ao norte na RS-124, outra na TF-10 em direção a Triunfo (RS) e três em estradas vicinais.

“O intuito é vistoriar todos os veículos que transportam carga viva, os que conduzem ração e realizam coleta de leite, que são veículos em circulação em diversas propriedades rurais. Os automóveis de passeio dentro de um raio de três quilômetros também passarão por processo de desinfecção. Os pedestres não são o alvo dessa ação”, afirmou o governo em comunicado.

As barreiras atuarão em conjunto com a Patrulha Ambiental (Patram), da Brigada Militar, e a administração municipal, funcionando 24 horas por dia. Os postos de controle sanitários estão posicionados em uma área de três a dez quilômetros do epicentro da doença.

Oh, olá 👋 Prazer em conhecê-lo(a).

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

O governo estadual também divulgou que aproximadamente 540 propriedades rurais dentro de um raio de dez quilômetros do foco da doença serão inspecionadas para avaliação e implementação de medidas educativas relacionadas à saúde.

- Anúncio -

A prefeitura de Montenegro destacou, em comunicado, que a probabilidade de contaminação em humanos pela gripe aviária é bastante baixa e ocorre, na maioria das vezes, entre tratadores ou profissionais que têm um contato próximo com os animais.

“Estes indivíduos estão sendo monitorados e não apresentaram nenhum sintoma da enfermidade”, informou o comunicado.

A administração municipal também solicitou a compreensão dos residentes em relação às mudanças nos fluxos de tráfego da cidade devido aos bloqueios sanitários.

“É possível que haja desvios em estradas e interrupções temporárias no tráfego. Não há motivo para alarme”.

Fonte: Agência Brasil

📲 Receba nosso conteúdo Grátis!

Entre no canal e receba nossos conteúdos assim que forem publicados. Sem spam. Só conteúdo que importa para te manter informado.

Matérias relacionadas

Compartilhe este artigo
O Valor Central nasceu com um propósito simples: reunir, em um só lugar, tudo o que realmente importa sobre dinheiro, mercado e decisões financeiras que afetam a nossa vida todos os dias.
Nenhum comentário