Prévia da Inflação Oficial Diminui para 0,36% em Maio, Segundo IBGE

Redação Valor Central
3 Leitura mínima

O Índice Nacional de Custo de Vida Ampliado 15 (INCV-A15), que avalia a estimativa inicial da inflação oficial, atingiu 0,36% em maio deste ano. A proporção é menor em relação às observadas nas estimativas do mês passado (0,43%) e de maio de 2024 (0,44%). A informação foi publicada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com este desempenho, o INCV-A15 registra aumento de 2,80% no ano. Ao longo de 12 meses, a elevação acumulada do INCV-A15 atinge 5,40%, inferior aos 5,49% acumulados até abril deste ano.

No mês de maio, sete dentre os nove conjuntos de gastos apresentaram aumento de preços. As áreas de destaque foram saúde e higiene pessoal (0,91%) e moradia (0,67%).

No tópico de saúde e higiene pessoal, o aumento de preços foi impulsionado pelos itens farmacêuticos, que tiveram elevação de valores de 1,93%. Na categoria habitação, os principais impactos vieram da eletricidade residencial (1,68%), o principal fator individual do INCV-A15, e dos serviços de água e esgoto (0,51%).

- Anúncio -

Oh, olá 👋 Prazer em conhecê-lo(a).

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Os alimentos registraram aumento de preços de 0,39%, em comparação aos 1,14% da estimativa de abril. Além disso, houve elevação de valores nos segmentos de vestuário (0,92%), despesas pessoais (0,50%), comunicação (0,27%) e educação (0,09%).

Por outro lado, os segmentos de transporte e itens para casa apresentaram deflação (redução de preços) e contribuíram para conter a inflação na estimativa do mês.

No setor de transporte, a proporção diminuiu 0,29%, influenciada pela redução nos valores das passagens aéreas (-11,18%) e dos ônibus urbanos (-1,24%). Enquanto isso, os itens para casa tiveram redução de preços de 0,07%.

O INCV-A15 é calculado com base nos preços coletados nas áreas metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e do município de Goiânia.

A estimativa de maio fundamenta-se nos preços coletados no período de 15 de abril a 15 de maio de 2025 (referência) e comparados com os vigentes de 18 de março a 14 de abril de 2025 (base).

- Anúncio -

Fonte: Agência Brasil

📲 Receba nosso conteúdo Grátis!

Entre no canal e receba nossos conteúdos assim que forem publicados. Sem spam. Só conteúdo que importa para te manter informado.

Matérias relacionadas

Compartilhe este artigo
O Valor Central nasceu com um propósito simples: reunir, em um só lugar, tudo o que realmente importa sobre dinheiro, mercado e decisões financeiras que afetam a nossa vida todos os dias.
Nenhum comentário