Prazo Final para MEI Entregar a Declaração Anual do Simples Nacional DASN: 31 de Maio

Redação Valor Central
2 Leitura mínima

O empreendedor pequeno, conhecido como PEI, tem até o dia 31 de maio para apresentar a Declaração Anual do Regime Simplificado relativa ao ano de 2024. Mesmo que o negócio não tenha gerado receita, entregar a declaração é necessário, de acordo com o governo nacional.

Aqueles que ultrapassarem o prazo estarão sujeitos a uma penalidade de 2% sobre o rendimento multiplicado pelos meses de atraso, com o máximo de 20% do total faturado naquele ano. Se a declaração for enviada após a data limite, mas antes da notificação da Receita Federal, a multa será reduzida pela metade. O valor mínimo da multa é de R$ 50,00.

Se o faturamento do PEI exceder o limite legal, de até R$ 81 mil ao ano, é necessário buscar um profissional contábil. Isso para sair do regime de PEI e regularizar a empresa de acordo com a receita obtida. Por exemplo, migrar para a pequena empresa, sob o Regime Simplificado.

Aqueles que não cumprirem com a entrega da declaração correm o risco de ter o CNPJ suspenso, impedindo a emissão de notas fiscais, abertura de contas ou solicitação de empréstimos.

Oh, olá 👋 Prazer em conhecê-lo(a).

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Para quem encerrou as atividades da empresa em 2025, o prazo é diferenciado: se o CNPJ foi encerrado entre janeiro e abril, o prazo limite é 30 de junho.

*Fonte de Informação: Agência Brasileira

Interessado em simular aplicações no Tesouro Direto? Acesse o simulador e verifique os possíveis ganhos do seu investimento. Se você já investe e deseja gerenciar todas as suas aplicações, gratuitamente, em um só local, acesse a Área do Investidor.

Fonte: Bora investir

📲 Receba nosso conteúdo Grátis!

Entre no canal e receba nossos conteúdos assim que forem publicados. Sem spam. Só conteúdo que importa para te manter informado.

Matérias relacionadas

Compartilhe este artigo
O Valor Central nasceu com um propósito simples: reunir, em um só lugar, tudo o que realmente importa sobre dinheiro, mercado e decisões financeiras que afetam a nossa vida todos os dias.
Nenhum comentário