Aposentados e viúvas que recebem benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apresentaram mais de 1 milhão de solicitações de ressarcimento de descontos não aprovados feitos por associações.
Numerosamente, 1.051.238 segurados formalizaram a objeção na plataforma Meu INSS ou através do canal 135 de suporte telefônico.
Outros 17.963 mencionaram que o desconto foi validado. O resumo foi divulgado na tarde de hoje (15) pelo INSS, com informações reunidas até as 17h.
Esta é apenas o segundo dia de operação do recurso que possibilita ao beneficiário checar o valor dos descontos ao longo dos anos e informar se foram autorizados ou não, iniciando, assim, um processo administrativo para recuperar o montante.
São 41 associações contestadas em todos esses registros, envolvendo todas as que têm ou já tiveram algum tipo de autorização do órgão para efetuar o desconto.
Aproximadamente nove milhões de segurados começaram a ser comunicados desde terça-feira (13) sobre descontos por entidades e associações. Agora, é possível identificar o nome da entidade à qual o aposentado ou viúva que teve desconto está associado, através do serviço Consultar Descontos de Entidades Associativas, disponível no aplicativo.
Investigação
Esses descontos estão sob investigação pela Polícia Federal e pela Controladoria Geral da União (CGU), que está apurando a ação de grupos criminosos para fraudar os benefícios previdenciários, vinculando de forma não autorizada os segurados do INSS.
No total, desde ontem, mais de 4,3 milhões de usuários acessaram a plataforma Meu INSS para verificar os valores dos descontos. O prazo para requerer um eventual reembolso é indefinido.
As associações que tiverem seus descontos contestados por um segurado terão que apresentar uma documentação individualizada, em 15 dias úteis, para comprovar a aceitação voluntária do beneficiário aos descontos ou providenciar o pagamento do montante devido.
Caso o pagamento seja efetuado, o valor será transferido para o Tesouro Nacional para posterior devolução à conta do segurado. Essas organizações poderão utilizar uma plataforma própria disponibilizada pela Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social).
A partir da semana passada, quem não teve descontos de associações recebeu a seguinte mensagem: “Não se preocupe, não houve desconto em seu benefício”.
Alerta sobre fraudes
No seu site, o INSS adverte que não tem efetuado chamadas telefônicas nem enviado mensagens SMS por e-mail, WhatsApp ou outro meio diferente dos oficiais para informar sobre os descontos de entidades associativas.
“É imprescindível redobrar a atenção com esquemas fraudulentos! O contato oficial com os beneficiários do INSS será realizado somente por meio de notificação no aplicativo Meu INSS. […] Evite clicar em links duvidosos e não forneça informações pessoais se receber alguma ligação”, comunicou a autarquia, em comunicado.
As informações relevantes aos cidadãos serão divulgadas pelos canais oficiais do instituto: o site do INSS e as redes sociais oficiais do INSS com verificação da conta.
Em caso de questionamentos, o cidadão deve telefonar para a central de atendimento 135.
Fonte: Agência Brasil
📲 Receba nosso conteúdo Grátis!
Entre no canal e receba nossos conteúdos assim que forem publicados. Sem spam. Só conteúdo que importa para te manter informado.