Número de Pedidos de Reembolso ao INSS Ultrapassa 1 Milhão

Redação Valor Central
4 Leitura mínima

Aposentados e viúvas que recebem benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apresentaram mais de 1 milhão de solicitações de ressarcimento de descontos não aprovados feitos por associações.

Numerosamente, 1.051.238 segurados formalizaram a objeção na plataforma Meu INSS ou através do canal 135 de suporte telefônico.

Outros 17.963 mencionaram que o desconto foi validado. O resumo foi divulgado na tarde de hoje (15) pelo INSS, com informações reunidas até as 17h.

Esta é apenas o segundo dia de operação do recurso que possibilita ao beneficiário checar o valor dos descontos ao longo dos anos e informar se foram autorizados ou não, iniciando, assim, um processo administrativo para recuperar o montante.

- Anúncio -

Oh, olá 👋 Prazer em conhecê-lo(a).

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

São 41 associações contestadas em todos esses registros, envolvendo todas as que têm ou já tiveram algum tipo de autorização do órgão para efetuar o desconto.

Aproximadamente nove milhões de segurados começaram a ser comunicados desde terça-feira (13) sobre descontos por entidades e associações. Agora, é possível identificar o nome da entidade à qual o aposentado ou viúva que teve desconto está associado, através do serviço Consultar Descontos de Entidades Associativas, disponível no aplicativo.

Investigação

Esses descontos estão sob investigação pela Polícia Federal e pela Controladoria Geral da União (CGU), que está apurando a ação de grupos criminosos para fraudar os benefícios previdenciários, vinculando de forma não autorizada os segurados do INSS.

No total, desde ontem, mais de 4,3 milhões de usuários acessaram a plataforma Meu INSS para verificar os valores dos descontos. O prazo para requerer um eventual reembolso é indefinido.

As associações que tiverem seus descontos contestados por um segurado terão que apresentar uma documentação individualizada, em 15 dias úteis, para comprovar a aceitação voluntária do beneficiário aos descontos ou providenciar o pagamento do montante devido.

- Anúncio -

Caso o pagamento seja efetuado, o valor será transferido para o Tesouro Nacional para posterior devolução à conta do segurado. Essas organizações poderão utilizar uma plataforma própria disponibilizada pela Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social).

A partir da semana passada, quem não teve descontos de associações recebeu a seguinte mensagem: “Não se preocupe, não houve desconto em seu benefício”.

Alerta sobre fraudes

No seu site, o INSS adverte que não tem efetuado chamadas telefônicas nem enviado mensagens SMS por e-mail, WhatsApp ou outro meio diferente dos oficiais para informar sobre os descontos de entidades associativas.

- Anúncio -

“É imprescindível redobrar a atenção com esquemas fraudulentos! O contato oficial com os beneficiários do INSS será realizado somente por meio de notificação no aplicativo Meu INSS. […] Evite clicar em links duvidosos e não forneça informações pessoais se receber alguma ligação”, comunicou a autarquia, em comunicado.

As informações relevantes aos cidadãos serão divulgadas pelos canais oficiais do instituto: o site do INSS e as redes sociais oficiais do INSS com verificação da conta.

Em caso de questionamentos, o cidadão deve telefonar para a central de atendimento 135.

Fonte: Agência Brasil

📲 Receba nosso conteúdo Grátis!

Entre no canal e receba nossos conteúdos assim que forem publicados. Sem spam. Só conteúdo que importa para te manter informado.

Matérias relacionadas

Compartilhe este artigo
O Valor Central nasceu com um propósito simples: reunir, em um só lugar, tudo o que realmente importa sobre dinheiro, mercado e decisões financeiras que afetam a nossa vida todos os dias.
Nenhum comentário