O Nubank comunicou nessa quinta-feira (24/4) que o Banco Nu México, sua filial no país, conquistou aprovação da licença de instituição financeira diversificada pela Comissão Nacional de Bancos e Valores Mobiliários (CNBV), principal órgão regulador do ramo bancário por lá. O México representa o segundo maior mercado para o Nubank, ficando atrás somente do Brasil.
No momento, o Nu México opera como Entidade Financeira Popular (Sofipo). Esse é um tipo de organização financeira no país latino, ou um estágio preliminar do consentimento para operar como um banco completo. Para expandir no mercado mexicano, o banco digital adquiriu em setembro de 2021 a fintech local Akala, que já estava atuando como Sofipo. Agora será o pioneiro nesse tipo de instituição a se tornar um banco no país.
O Nubank chegou ao México em 2019. Atualmente, conta com 10 milhões de clientes e tem ampliado o leque de produtos e serviços nos últimos anos. A gama de serviços atual engloba cartão de crédito, conta digital, empréstimos pessoais, dentre outras soluções. O montante de depósitos dos clientes alcançou US$ 4,5 bilhões no último trimestre de 2024. Conforme a fintech, o modelo de negócios completamente digital possibilitou que a organização alcançasse 98% dos municípios do México, abarcando inclusive regiões rurais.
Ao iniciar suas operações bancárias, o Nubank afirma que passará a ofertar limites de depósito mais elevados e uma conta de vencimentos, além de ampliar em 16 vezes a proteção de depósitos por meio do Instituto para a Proteção da Poupança Bancária (IPAB).
Conforme David Vélez, CEO e criador do Nubank, o México é crucial na estratégia global da companhia. “Investimos acima de US$ 1,4 bilhão no mercado, não apenas para crescer, mas também para impulsionar a inovação e elevar os padrões do setor financeiro local”, declarou, em comunicado. “Com esta realização, seguiremos trabalhando para fortalecer nossa proposta única, que já gerou um impacto considerável no México ao incentivar a prática de poupar e aprimorar o acesso ao crédito”, afirmou Iván Canales, diretor-geral do Nu México.
Competição
Segunda maior economia latino-americana, o México está chamando a atenção de outros bancos brasileiros, desde os tradicionais até os digitais. Jogadores como Bradesco, Mercado Pago e Revolut têm buscado crescer no mercado mexicano.
O Revolut, por exemplo, obteve a licença de banco diversificado há um ano. Por sua vez, o Mercado Pago anunciou também em 2024 que solicitou autorização para atuar como instituição bancária no país.
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