INSS e Correios Formam Parceria para Atendimento Presencial a Vítimas de Fraudes

Redação Valor Central
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Usuários do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) surpreendidos por descontos indevidos terão a opção de receber suporte pessoal em agências dos Correios a partir de 30 de maio. A notícia foi divulgada pelo Ministério da Previdência Social nesta quinta-feira, 22, de acordo com informações da rádio CBN.

A parceria entre os Correios e o INSS visa proporcionar uma alternativa para indivíduos com dificuldades em solicitar reembolso por meio do telefone e dos canais online. Conforme dados fornecidos pelo ministério, o serviço estará disponível em 4,7 mil agências distribuídas por todo o território nacional.

Esquemas no INSS: compreenda abatimentos inadequados no extrato e como requerer eliminação

De acordo com informações divulgadas pela CNN, o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, teria afirmado que não há necessidade de “alvoroço” ao buscar auxílio, pois não há prazo definido para o encerramento do serviço.

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Dados atualizados nesta quinta-feira indicam que 1,9 milhão de pessoas já solicitaram reembolso por meio do aplicativo do INSS. Dentre esses, 98% não reconheceram os descontos.

Como obter suporte presencial

Para ser atendido, será preciso apresentar nos Correios um documento de identificação oficial com fotografia. Pessoas com dificuldades de deslocamento poderão efetuar a solicitação por meio de um representante com procuração devidamente assinada e reconhecida.

Por enquanto, as agências do INSS não prestarão esse serviço. No entanto, o ministro expressou o desejo de que, futuramente, unidades móveis do INSS realizem buscas ativas por beneficiários prejudicados.

Outras alternativas de suporte

Para evitar o atendimento presencial, é possível usar o aplicativo do INSS (disponível para instalação tanto nos sistemas Android quanto iOS).

Outra possibilidade é buscar auxílio telefônico ligando para o número 135.

Atenção a possíveis fraudes

O INSS ressalta que não está enviando mensagens de texto, e-mails ou realizando chamadas para tratar desse assunto.

Todo contato oficial será feito por meio do aplicativo Meu INSS ou da Central 135. Aqueles que preferirem podem acessar o aplicativo e ativar as notificações no celular para receber alertas automaticamente.

Compreenda o esquema fraudulento no INSS

Segundo investigações da PF, entidades estariam envolvidas em um esquema que descontava mensalidades dos benefícios pagos pelo INSS. Os valores eram retirados sem o consentimento de aposentados e pensionistas, ou de maneira que eles acreditassem ser descontos obrigatórios.

Devido aos valores pequenos, em muitos casos, as vítimas não perceberam os descontos. No entanto, somados, os valores apropriados por tais associações chegam a R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024, a maioria retida de forma indevida.

*Agência Brasil

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Fonte: Bora investir

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