IBC-Br Indica Crescimento de 1,3% na Prévia do PIB no Primeiro Trimestre

Redação Valor Central
3 Leitura mínima

O Indicador de Desempenho Econômico do Banco Central (IDEC-BC) aumentou 0,80% em março em comparação com o mês anterior, conforme informado pelo Banco Central (BC) hoje. Em fevereiro, o dado mostrou um aumento de 0,52% (informação revista de elevação de 0,44%).

O desempenho de março superou a estimativa mediana coletada pelo VALOR DADOS, de aumento de 0,50%. Além disso, o número ficou dentro do intervalo das previsões, que variavam de redução de 0,6% a crescimento de 0,81%.

No trimestre finalizado em março, a elevação foi de 1,30% em relação ao trimestre precedente. Comparando com o mesmo período do ano anterior, houve um aumento de 3,49%.

No período de 12 meses fechado em março, o indicador apresentou um crescimento de 4,17%. Devido às revisões constantes, o indicador acumulado em 12 meses é mais estável do que a medição mensal. No ano, a variação também foi de 3,68%.

Oh, olá 👋 Prazer em conhecê-lo(a).

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Por último, na média móvel trimestral, utilizada para identificar tendências, o IDEC-BC teve um avanço de 0,78% em comparação com os três meses finalizados em fevereiro.

Qual é a situação econômica do Brasil?

O Banco Central também divulgou os dados setoriais do indicador. O IDEC-BC Agropecuária aumentou 1,05% em março em relação a fevereiro, o IDEC-BC Indústria subiu 2,15%, o IDEC-BC Serviços teve um crescimento de 0,30%, o IDEC-BC Impostos registrou alta de 0,17% e o IDEC-BC Ex-Agropecuária teve uma expansão de 0,73%.

O IDEC-BC possui uma metodologia de cálculo diferente das contas nacionais calculadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador do BC, que é mensal, permite um acompanhamento mais frequente da evolução da atividade econômica, enquanto o Produto Interno Bruto (PIB), que é trimestral, fornece uma visão mais abrangente da economia.

De acordo com o BC, devido às divergências metodológicas, espera-se que as diferenças entre o IDEC-BC e as contas nacionais do IBGE sejam mais significativas nos dados setoriais do que nos totais.

Fonte: Valor Econômico

Gostaria de analisar todos os seus investimentos, de forma gratuita, em um único lugar? Acesse a Área do Investidor.

Fonte: Bora investir

📲 Receba nosso conteúdo Grátis!

Entre no canal e receba nossos conteúdos assim que forem publicados. Sem spam. Só conteúdo que importa para te manter informado.

Matérias relacionadas

Compartilhe este artigo
O Valor Central nasceu com um propósito simples: reunir, em um só lugar, tudo o que realmente importa sobre dinheiro, mercado e decisões financeiras que afetam a nossa vida todos os dias.
Nenhum comentário