Ogoverno central anunciou que planeja anular a determinação que afrouxava as restrições de funcionamento do Aeroporto Santos Dumont, situado no coração da cidade fluminense do Rio de Janeiro. A decisão foi tomada após uma reunião entre o chefe de estado Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro responsável pelos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, com o prefeito Eduardo Paes no Palácio do Planalto, em Brasília.

No desfecho do ano passado, a pasta divulgou uma redução no limite de viajantes do Santos Dumont, que passaria de 6,5 milhões para até 8 milhões anualmente a partir de 2026.

“Contra evidências não se pode argumentar e os dados são incontestáveis: as medidas adotadas pelo presidente Lula no início de seu período viabilizaram a reabilitação do aeroporto do Galeão, incrementando o contingente de visitantes e transações comerciais para o Estado do Rio! Mais uma vez agradeço imensamente ao presidente Lula pela contínua proteção dos interesses do Rio de Janeiro!”, expressou Eduardo Paes na plataforma digital X. O ministro Silvio Costa Filho repercutiu a postagem do prefeito Paes nas mídias sociais.

Segundo comunicado oficial do Ministério dos Portos e Aeroportos, o cancelamento “teve como motivação o substancial crescimento da aviação e do turismo no território fluminense, o que levou a um diálogo conjunto sobre a formulação de um planejamento estratégico para a região”.

Oh, olá 👋 Prazer em conhecê-lo(a).

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

A imposição no Santos Dumont, de até 6,5 milhões de viajantes por ano, foi determinada em 2023 como parte de uma estratégia de equilíbrio entre os aeroportos cariocas, privilegiando o desenvolvimento do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, localizado na zona setentrional da capital fluminense. A partir desse momento, o quantitativo anual de viajantes no aeroporto central reduziu quase pela metade, de 10,9 milhões para 5,7 milhões. Já no Galeão, nesse mesmo intervalo, a movimentação mais que duplicou, crescendo de 6,8 milhões para 16,1 milhões. Com isso, o total de viajantes nos aeroportos do Rio intensificou-se em 23%, de 17,7 milhões em 2023 para 21,8 milhões em 2025.

Em conformidade com o departamento, o procedimento de desinvestimento assistido do Aeroporto do Galeão prossegue, com leilão programado para o dia 30 de março.

“Conforme acordo firmado com a concessionária e endossado pelo TCU [Tribunal de Contas da União], possíveis limitações operacionais no Aeroporto Santos Dumont acarretam em reequilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão do Aeroporto do Galeão”, esclarece o informativo.

Fonte: Agência Brasil

Share.

O Valor Central nasceu com um propósito simples: reunir, em um só lugar, tudo o que realmente importa sobre dinheiro, mercado e decisões financeiras que afetam a nossa vida todos os dias.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!


Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios.
Ajude-nos desativando esse bloqueador de anúncios.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock