A Agência de Inovação Finep e a Firjan, entidade das Indústrias Cariocas, apresentaram nesta terça-feira (10) o Finep em todo o Brasil, sequência de reuniões que visitará 100 capitais e cidades do interior em todas as regiões do país, de hoje (10) até 10 de abril.
A inauguração do projeto, na Casa Firjan, no Rio de Janeiro, marca o início de encontros presenciais dedicados à divulgação das opções de financiamento, subsídio econômico e outros recursos de apoio da Agência para empresas, cooperativas e instituições de pesquisa e tecnologia visando reduzir as discrepâncias regionais.
A Finep divulgou os 13 editais de convocatórias públicas totalizando R$ 3,3 bilhões em verbas não reembolsáveis direcionadas a projetos em conformidade com a Nova Indústria Brasil (NIB).
São verbas que não precisarão ser reembolsadas às entidades concedentes, disponíveis para empresas de todos os tamanhos.
“O propósito é promover a renovação industrial nacional com ênfase em sustentabilidade, autonomia tecnológica e redução da dependência externa, gerando empregos e receitas para o país”, explica a agência.
Os segmentos estratégicos contemplados incluem cadeias agroindustriais, saúde, infraestrutura, transformação digital, transição energética e defesa nacional. Os custos elegíveis envolvem despesas com pessoal, serviços de consultoria, equipamentos e materiais de consumo, entre outros.
