Entenda o Significado de um Rendimento de 100% do CDI

Redação Valor Central
5 Leitura mínima

A lucratividade dos investimentos é elemento fundamental ao decidir. O investidor pode escutar no rádio, na corretora ou visualizar nas redes sociais anúncios de investimentos com retorno de 100% ou 120% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário). O CDI é uma taxa que opera, entre outras coisas, como referência para investimentos em renda fixa.

No cotidiano, o CDI é utilizado entre instituições financeiras, que concedem empréstimos entre si para encerrar o dia com capital em caixa, uma exigência do Banco Central. Esses juros, por conseguinte, são calculados pela taxa DI.

Qual é a taxa do CDI?

Neste momento, o CDI encontra-se 0,10 ponto percentual abaixo da Selic, a taxa básica de juros, que está em 14,25% ao ano. A relação entre ambas as taxas é bastante próxima, uma segue a outra, conforme explica Victor Furtado, líder de alocação da W1 Capital.

“Se a nossa Selic está em 13%, o CDI será de 12,90%. Quando a Selic alcança 15% ao ano, o CDI atinge 14,90%. Sempre 0,10 ponto percentual abaixo da Selic. Assim, sempre que houver um investimento cuja referência seja o CDI, geralmente utilizam o CDI como métrica.”

Oh, olá 👋 Prazer em conhecê-lo(a).

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Como descobrir se meu investimento está tendo um bom desempenho?

O CDI pode servir como um indicativo para responder a essa indagação. Isso ocorre porque ele acompanha muito de perto a Selic, podendo ser considerado como referência para o rendimento de um investimento com menor risco, uma vez que o Tesouro Direto (considerado o menor risco da economia) possui títulos atrelados à Selic, o Tesouro Selic. Portanto, para assumir mais risco investindo em outras categorias de ativos, os investidores esperam um retorno superior ao do Tesouro Selic.

O que implica um lucro referenciado no CDI?

É comum encontrar títulos de renda fixa que têm o CDI como referência e pagam algo em torno de 90% do CDI ou 120% do CDI. Furtado destaca que não há segredos nesse cálculo. “O investimento render 100% do CDI significa que ele está acompanhando exatamente a Selic menos 0,10 ponto percentual. Não há grandes mistérios. É justamente o retorno abaixo, acima ou exatamente equivalente ao CDI.”

Quais papéis podem ser associados ao CDI?

LCI e LCA

A Letra de Crédito Imobiliário (LCI) tem como foco de investimento os empreendimentos imobiliários. Enquanto a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) destina-se ao setor do agronegócio. Ambas são emitidas por bancos e podem estar vinculadas ao indexador do CDI. Uma observação relevante é que as LCIs e LCAs contam com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), para investimentos de até R$ 250 mil por CPF e por instituição financeira.

CRI e CRA

Os ganhos dos Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) e o Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA), assim como LCI e LCA, são isentos do IR para pessoas físicas. Eles são emitidos por securitizadoras e têm como lastro valores que uma empresa tem a receber no futuro pela venda dos seus produtos e serviços. Os CRIs e CRAs não contam com garantia do FGC.

Debênture 

Uma debênture consiste em uma dívida emitida por uma empresa. As debêntures pós-fixadas podem estar referenciadas na taxa DI. As debêntures também não possuem garantia do FGC. 

CDB

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é emitido por bancos quando as instituições necessitam de recursos. Ao contrário do título de CDI, que é utilizado somente por bancos privados e não está acessível aos investidores, os CDBs estão disponíveis para pessoas físicas.

Fundos DI

Esse tipo de fundo investe em títulos vinculados ao CDI ou à Selic. Pelo menos 95% dos investimentos desses fundos devem estar nesses produtos, incluindo títulos públicos e privados, todos de baixo risco.

Para saber mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.

Fonte: Bora investir

📲 Receba nosso conteúdo Grátis!

Entre no canal e receba nossos conteúdos assim que forem publicados. Sem spam. Só conteúdo que importa para te manter informado.

Matérias relacionadas

Compartilhe este artigo
O Valor Central nasceu com um propósito simples: reunir, em um só lugar, tudo o que realmente importa sobre dinheiro, mercado e decisões financeiras que afetam a nossa vida todos os dias.
Nenhum comentário