A Alfândega Nacional autoriza no próximo dia útil (23), a partir das 10h, verificação ao inicial dos cinco grupos de devolução de 2025, que incorpora 6,3 milhões de colaboradores. Será o mais significativo da história em quantidade de contribuintes e em montante. O grupo também inclui reembolsos remanescentes de anos anteriores.
No total, 6.257.108 colaboradores receberão R$ 11 bilhões. Todo o montante, informou o Fisco, será destinado a contribuintes com prioridade na compensação.
Os reembolsos estão distribuídos da forma seguinte:
- 2.375.076 colaboradores que utilizaram a declaração pronta e optaram simultaneamente por receber a devolução via Pix;
- 2.346.445 colaboradores de 60 a 79 anos;
- 1.096.168 colaboradores cuja primordial fonte de receita é o magistério;
- 240.081 colaboradores acima de 80 anos;
- 199.338 colaboradores com incapacidade física ou mental ou enfermidade grave.
Ainda que não tenham prioridade por norma, os colaboradores que utilizaram dois procedimentos em conjunto, declaração pronta e Pix, passaram a ter prioridade na obtenção do reembolso neste ano.
A verificação poderá ser realizada na página da Alfândega Nacional na internet. Basta o colaborador clicar em “Meu Tributo de Renda” e, em seguida, no botão “Verificar a Devolução”. Também é viável realizar a verificação no aplicativo da Alfândega Nacional para tablets e smartphones.
A quitação será realizada em 30 de maio, na conta ou na chave Pix do gênero CPF informada na declaração do Tributo de Renda. Se o colaborador não constar na lista, deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Colaborador (e-CAC) e emitir o extrato da declaração. Se identificar uma pendência, pode enviar uma declaração corretiva e aguardar os próximos grupos da malha fina.
Se, por alguma razão, a devolução não for transferida para a conta informada na declaração, como no caso de conta encerrada, os montantes ficarão disponíveis para saque por até um ano no Banco do Brasil. Nesse cenário, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o colaborador não retire o montante de sua devolução após um ano, deverá requisitar o montante no Portal e-CAC. Ao acessar a página, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Tributo de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar devolução não retirada na rede bancária”.
📲 Receba nosso conteúdo Grátis!
Entre no canal e receba nossos conteúdos assim que forem publicados. Sem spam. Só conteúdo que importa para te manter informado.