Confiança da Indústria Aumenta em Maio Após Quedas Consecutivas

Redação Valor Central
2 Leitura mínima

Posteriormente o declínio de dois meses, os empreendedores do ramo fabril mostram um pouco mais de segurança em maio, entretanto permanecem desanimados. O índice que avalia a confiança do empreendedor industrial (ICEI), elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), aumentou para 48,9 pontos em maio, elevando-se em comparação aos 48 pontos registrados em abril.

Apesar do crescimento, o indicador permanece aquém da marca de 50 pontos, que separa o otimismo do pessimismo. O índice, entretanto, conserva-se abaixo da média histórica de 53,8 pontos.

Conforme a CNI, o principal motivo para a elevação foi a avaliação menos desfavorável sobre o momento presente da economia do Brasil. Um dos elementos do ICEI, o índice de Condições Atuais, que avalia a percepção atual sobre a economia e a própria empresa, aumentou de 42,7 pontos em abril para 44 pontos em maio. Abaixo da marca de 50 pontos desde janeiro de 2023, o indicador vinha diminuindo desde setembro do ano passado.

O Índice de Perspectivas, que avalia as visões para os próximos seis meses, elevou-se de 50,7 para 51,3 pontos. Este indicador é segmentado em duas partes. A previsão favorável para a própria empresa cresceu de 55,5 pontos em abril para 55,8 pontos em maio, indicando a permanência da confiança. A perspectiva em relação à economia também melhorou, indo de 41,1 pontos para 42,5 pontos, permanecendo aquém da marca divisória entre otimismo e pessimismo.

- Anúncio -

Oh, olá 👋 Prazer em conhecê-lo(a).

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

De acordo com a CNI, essas mudanças indicam uma reversão parcial em relação ao agravamento das expectativas desde o final do ano passado. Para a entidade, os industriais demonstram confiança em relação à sua própria empresa, porém mantêm um olhar pessimista sobre a conjuntura econômica atual e futura.

A pesquisa foi conduzida com 1.175 empreendedores entre os dias 5 e 9 de maio. Deste total, 443 são de pequeno porte, 451 de médio porte e 281 de grande porte.

Fonte: Agência Brasil

📲 Receba nosso conteúdo Grátis!

Entre no canal e receba nossos conteúdos assim que forem publicados. Sem spam. Só conteúdo que importa para te manter informado.

Matérias relacionadas

Compartilhe este artigo
O Valor Central nasceu com um propósito simples: reunir, em um só lugar, tudo o que realmente importa sobre dinheiro, mercado e decisões financeiras que afetam a nossa vida todos os dias.
Nenhum comentário