Bradesco, Inter e PagSeguro no Topo das Reclamações Contra Bancos Segundo Banco Central

Redação Valor Central
3 Leitura mínima

Santander, Banco Pan e StoneCo encabeçam o rol de queixas contra as 15 maiores entidades financeiras no início deste ano. A classificação é divulgada pelo Banco Central (BC). Banco Original e Banco BMG também marcam presença no “Top 5”. A metodologia segue o critério da proporcionalidade, ou seja, é uma estimativa de reclamações válidas por milhão de clientes da organização ou do conjunto empresarial.

O tipo de queixa mais comum nesse período foi relacionado a irregularidades vinculadas à integridade, confiabilidade, proteção, sigilo ou legalidade das transações e serviços relativos a cartões de débito. Em segundo lugar, encontra-se a insatisfação com o serviço oferecido pelo SAC ou centro de atendimento ao cliente. Em seguida, reportaram-se anomalias relativas à integridade, confiabilidade, proteção, sigilo ou legitimidade dos serviços associados a empréstimos, exceto os consignados.

Fonte: Banco Central (BC)

Ao considerar as demais organizações menores, a PicPay (e sua subsidiária Bolota) lidera com folga as reclamações: foram 120 consideradas procedentes, para um total de 43,3 mil clientes – resultando em um índice de 2.767,99. O Banco Digio e a PayPal ocupam o segundo e terceiro lugares nesse levantamento.

Empréstimo consignado

O tópico “empréstimo consignado” também gerou muitas reclamações nesse período. E assim que iniciaram as operações do nova modalidade de consignado, o “crédito do funcionário“, que estreou em 25/3.

Oh, olá 👋 Prazer em conhecê-lo(a).

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Anomalias relacionadas à integridade, confiabilidade, proteção, sigilo ou legitimidade dos serviços associados a empréstimos consignados ocuparam o quinto lugar dentre as mais mencionadas. Elas abrangem cobranças duplicadas, atraso na concessão do crédito e falhas operacionais em relação ao limite consignável, entre outras. Já a oferta ou prestação de informação sobre empréstimo consignado de maneira inadequada figura em sexto lugar no ranking. Tais reclamações dizem respeito principalmente à falta de informações suficientes para que os clientes decidam sobre o crédito.

Referente à quinta causa de reclamações, as cinco entidades mais mencionadas foram Itaú, Bradesco, Omni Financeira, Banco Original e Banco Digio. Omni Financeira e Banco Digio também estão na lista dos seis principais motivos de queixas, em primeiro e segundo lugares. A seguir, surgem Banco Inter, Pan e Digio.

📲 Receba nosso conteúdo Grátis!

Entre no canal e receba nossos conteúdos assim que forem publicados. Sem spam. Só conteúdo que importa para te manter informado.

Matérias relacionadas

Compartilhe este artigo
O Valor Central nasceu com um propósito simples: reunir, em um só lugar, tudo o que realmente importa sobre dinheiro, mercado e decisões financeiras que afetam a nossa vida todos os dias.
Nenhum comentário