BC Introduz Serviço para Resgatar Dinheiro Esquecido em Bancos: Saiba Como Funciona

Redação Valor Central
3 Leitura mínima

No início desta semana, o Banco Central divulgou o lançamento de uma novidade no Sistema Valores a Receber (SVR), ferramenta que possibilita a requisição do resgate de fundos negligenciados em instituições bancárias. Atualmente, existe R$ 9,1 bilhões ainda por resgatar.

A partir de amanhã, será viável ativar a solicitação automática de resgate de quantias. Antes, era preciso realizar um procedimento manual para cada pedido de resgate.

“A mudança está apenas na maneira de solicitar o resgate. Antes, era necessário executar um procedimento manual para cada pedido de resgate. Agora, quem desejar, pode automatizar as solicitações. Todas as demais funcionalidades do sistema permanecem inalteradas”, comunicou o BC em nota.

“O objetivo é simplificar ainda mais a vida do cidadão, que não terá que verificar o sistema regularmente nem registrar manualmente a solicitação de cada valor em seu nome”, completou.

Oh, olá 👋 Prazer em conhecê-lo(a).

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

A adesão ao novo serviço é opcional. Para ativar, é essencial acessar o SVR com uma conta “gov.br” de nível prata ou ouro e verificação em duas etapas ativa.

Conforme a autarquia, a solicitação automática é restrita a pessoas físicas e está disponível apenas para quem possui chave Pix do tipo CPF. Quem não possui essa chave, deve realizar o cadastro na instituição financeira.

BC inicia serviço para simplificar resgate de ‘fundos esquecidos’ em bancos (Crédito:Divulgação)

Serviço para impedir abertura de novas contas

O BC também anunciou normas de um novo serviço que visam reduzir fraudes relacionadas à abertura e manutenção de contas bancárias.

O novo serviço busca evitar a abertura de contas fraudulentas, com identidade falsa, ou a inclusão de novo titular em contas conjuntas ou de novos responsáveis em contas de pessoas jurídicas. O sistema estará disponível a partir de dezembro.

Ele permitirá que pessoas informem, de modo opcional, a todo o Sistema Financeiro Nacional que não desejam abrir novas contas — corrente, de poupança ou de pagamento.

O sistema do BC possibilitará que a informação seja revertida, por tempo indeterminado ou não, conforme a vontade da pessoa e a qualquer momento.

O mecanismo demonstrará as ativações e desativações realizadas, bem como as consultas feitas por instituições financeiras sobre a possibilidade de abrir novas contas.

As instituições financeiras terão a obrigação de consultar obrigatoriamente a base de dados antes de finalizarem o processo de abertura de novas contas.

Deseja simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os possíveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um único local, acesse a Área do Investidor.

Fonte: Bora investir

📲 Receba nosso conteúdo Grátis!

Entre no canal e receba nossos conteúdos assim que forem publicados. Sem spam. Só conteúdo que importa para te manter informado.

Matérias relacionadas

Compartilhe este artigo
O Valor Central nasceu com um propósito simples: reunir, em um só lugar, tudo o que realmente importa sobre dinheiro, mercado e decisões financeiras que afetam a nossa vida todos os dias.
Nenhum comentário