Ações do Ibovespa B3 com Maiores Dividendos Pagos em 2025 até o Momento

Redação Valor Central
7 Leitura mínima

Para diversos indivíduos, os proventos representam uma parte relevante da estratégia de investimento em ações, seja para reinvestir ou para quem busca uma renda passiva. Para esses investidores, é fundamental encontrar empresas que efetuem pagamentos de rendimentos que possam impulsionar seus investimentos.

Para descobrir as ações que oferecem bons dividendos, uma das estratégias é analisar o Rendimento de Dividendos (DY) — uma expressão em inglês que, em tradução direta, indica o rendimento do dividendo. Este é um índice desenvolvido para avaliar a lucratividade dos dividendos de uma empresa em relação ao valor de suas ações.

A pesquisa realizada pela Consultoria Elos Ayta listou as 15 ações com os maiores Rendimento de Dividendos (DY) em 2025, até o momento. Confira!

Os 15 papéis com maiores dividendos de 2025 – até 13 de maio 

Organização  Código  Ramo  DY em 2025 
Isa Energia  ISAE4  Energia elétrica  10,26% 
CPFL Energia  CPFE3  Energia elétrica  8,85% 
Tim  TIMS3  Telecomunicações  7,82% 
Cemig  CMIG4  Energia elétrica  7,63% 
Itausa  ITSA4  Holdings diversificadas  7,34% 
Yduqs Part  YDUQ3  Serviços educacionais  6,67% 
BB Seguridade  BBSE3  Seguradoras  6,39% 
Cyrela  CYRE3  Incorporações  6,31% 
Cogna ON  COGN3  Serviços educacionais  6,12% 
Bradespar  BRAP4  Minerais metálicos  5,55% 
JBS  JBSS3  Carnes e derivados  5,51% 
Bradesco  BBDC4  Bancos  5,47% 
Itaú Unibanco  ITUB4  Bancos  5,46% 
Bradesco  BBDC3  Bancos  5,40% 
Energisa  ENGI11  Energia elétrica  5,21% 
Fonte: Elos Ayta Consultoria

Na classificação, a ação da Isa Energia (ISAE4) foi a que registrou a maior distribuição de proventos, com um DY de 10,26% até a data da pesquisa, em 13 de maio de 2025. O top 3 inclui outra ação do ramo de energia, a CPFE3 da CPFL Energia e a ação da TIM (TIMS3), que apresentaram 8,85% e 7,82% de rendimento de dividendos, respectivamente.

Oh, olá 👋 Prazer em conhecê-lo(a).

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

O setor de energia elétrica é tido como um dos mais robustos em termos de distribuição de dividendos e aparece ainda duas vezes no top 15, com as ações da Cemig (CMIG4) e Energisa (ENGI11).

Conforme Leonardo Andreoli especialista em aplicações da Hike Capital, o setor de energia elétrica no Brasil é reconhecido por sua solidez e previsibilidade de ganhos, em virtude da natureza regulamentada do mercado e da demanda constante por eletricidade.

“Organizações como CPFL Energia e Isa Cteep se beneficiam de contratos de longo prazo e reajustes tarifários que asseguram um fluxo de caixa estável, possibilitando a distribuição regular de proventos aos acionistas. Além disso, políticas de distribuição agressivas e investimentos controlados contribuem para manter níveis elevados de DY”, enfatiza Andreoli.

Quanto à Tim, o especialista destaca que o alto rendimento de dividendos neste ano se deve “à geração consistente de caixa operacional impulsionada pelo crescimento na divisão pós-paga e economias de escala após a integração da Oi Móvel, estrutura de capital eficiente, com baixa dívida, e uma estratégia definida de priorizar retorno ao acionista”.

Segundo ele, com menor demanda por investimentos e previsibilidade robusta de receitas, a empresa adota uma política de remuneração arrojada, visando atrair investidores que valorizam previsibilidade e fluxo estável de proventos.

+ Rendimento de Dividendos: o que é e como calcular?

Os 15 papéis com maiores dividendos em 12 meses – até 13 de maio

Organização  Código  Ramo  DY em 12M 
Marfrig  MRFG3  Carnes e derivados  28,14% 
JBS  JBSS3  Carnes e derivados  19,90% 
Cemig  CMIG4  Energia elétrica  18,24% 
CSN Mineração  CMIN3  Minerais metálicos  14,14% 
Petrobras  PETR4  Exploração refino e distribuição  13,72% 
Direcional  DIRR3  Incorporações  13,11% 
Petrobras  PETR3  Exploração refino e distribuição  12,94% 
PetroRecôncavo  RECV3  Exploração refino e distribuição  12,58% 
BB Seguridade  BBSE3  Seguradoras  11,02% 
Bradesco  BBDC3  Bancos  10,24% 
Bradespar  BRAP4  Minerais metálicos  10,08% 
Bradesco  BBDC4  Bancos  9,99% 
Marcopolo  POMO4  Material rodoviário  9,94% 
Tim  TIMS3  Telecomunicações  9,83% 
Itausa  ITSA4  Holdings diversificadas  9,44% 
Fonte: Elos Ayta Consultoria

De acordo com o levantamento dos últimos 12 meses, excluindo a sazonalidade (variação decorrente de diferentes estratégias e prazos de distribuição em menos de um ano), quem lidera a lista é a Marfrig.

Do segmento de carnes e derivados, a ação MRFG3 tem um rendimento de dividendos de 28,14%, seguida pela sua concorrente, a JBS (JBSS3) que registra 19,90% de DY no último ano. O top 3 é completado pela Cemig, com 18,24% no indicador de rendimento de dividendos.

O especialista da Hike Capital afirma que em relação a Marfrig e JBS, o desempenho expressivo se deve a lucros extraordinários impulsionados por fatores como a valorização do dólar, aumento das exportações e preços favoráveis das commodities de carne. “Esses resultados possibilitaram distribuições de proventos acima da média histórica”.

No entanto, ele e o analista da Levante Inside Corp, João Abdouni, alertam que, por serem empresas mais cíclicas, o elevado valor de DY pode não se repetir a longo prazo, uma vez que está fortemente ligado às condições do mercado.

Petrobras

Outro destaque é a presença da Petrobras, com suas ações PETR4 e PETR3 em quinto e sétimo lugar na lista, com DY de 13,72% e 12,94%, respectivamente.

Conforme Ruy Hungria, analista da Empiricus Research, não houve alteração na política de distribuição de proventos, que continua sendo de 45% do Fluxo de Caixa Livre (FCL). “O que ocorreu foi que a desvalorização do petróleo impactou o FCL, e consequentemente, com um FCL menor, a mesma fórmula resulta em uma quantia mais baixa para os dividendos”, conclui.

Quer fazer simulações de investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e verifique as possíveis rentabilidades de seus investimentos. Se já é investidor e deseja analisar todos os seus investimentos, de forma gratuita, em um único local, acesse a Área do Investidor.

Fonte: Bora investir

📲 Receba nosso conteúdo Grátis!

Entre no canal e receba nossos conteúdos assim que forem publicados. Sem spam. Só conteúdo que importa para te manter informado.

Matérias relacionadas

Compartilhe este artigo
O Valor Central nasceu com um propósito simples: reunir, em um só lugar, tudo o que realmente importa sobre dinheiro, mercado e decisões financeiras que afetam a nossa vida todos os dias.
Nenhum comentário