O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou que conseguiu rastrear todos os ovos destinados à incubação provenientes da granja onde foi identificado o primeiro surto de vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP).
Esses ovos serão enviados para incubatórios localizados em Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. De acordo com o Ministério, todas as medidas de higienização determinadas no plano de emergência para influenza aviária e doença de Newcastle foram implementadas.
Uma das medidas previstas é a eliminação desses ovos. Ontem (17), o governo de Minas Gerais determinou a eliminação de 450 toneladas de ovos fecundados e outros materiais relacionados, como medida preventiva.
“Essa ação foi considerada essencial para manter a segurança sanitária, seguindo os protocolos estabelecidos para possíveis situações desse tipo, assegurando o controle e erradicação da enfermidade e a preservação da capacidade produtiva do segmento”, declarou o governo estadual em comunicado oficial.
O Mapa enfatiza que não há confirmação de contaminação nesses ovos, e afirmou ter tomado “todas as medidas indispensáveis para resguardar a avicultura do país”.
Influenza aviária
O primeiro caso de IAAP em um centro de reprodução de aves comerciais foi identificado esta semana na cidade de Montenegro, no Rio Grande do Sul.
Em comunicado, o órgão destacou que a enfermidade não é disseminada através do consumo de carne ou ovos.
Desde a confirmação do primeiro caso de IAAP no país, China, União Europeia e Argentina suspenderam a importação de carne de frango brasileira, inicialmente por um período de 60 dias. Apesar de ser um foco regional, as restrições comerciais, especialmente por parte da China e do bloco europeu, abrangem todo o território nacional, conforme estipulado em acordos comerciais com o Brasil.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que, desde 2006, casos de IAAP têm sido reportados em várias regiões do mundo, principalmente na Ásia, África e norte da Europa.
Fonte: Agência Brasil
📲 Receba nosso conteúdo Grátis!
Entre no canal e receba nossos conteúdos assim que forem publicados. Sem spam. Só conteúdo que importa para te manter informado.