Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apresentaram mais de 1 milhão de solicitações de reembolso de cortes não autorizados realizados por associações.
No total, Meu INSS recebeu a contestação de 1.051.238 segurados ou através do atendimento telefônico 135.
Outras 17.963 pessoas afirmaram que consentiram o desconto. O relatório foi publicado hoje à tarde pelo INSS, com informações até as 17h.
Este marca apenas o segundo dia de serviço que possibilita ao beneficiário verificar quanto foi subtraído nos últimos anos e comunicar se foi aprovado ou não, abrindo, assim, um processo para reaver o valor.
A lista abrange 41 associações envolvidas em todos os cortes, incluindo todas as que tinham relação com o órgão para efetuar os descontos.
Aproximadamente nove milhões de segurados começaram a ser notificados desde terça-feira (13) sobre descontos por grupos associativos. Agora, é viável descobrir o nome da associação à qual o aposentado ou pensionista está ligado através do serviço Consultar Descontos de Grupos Associativos, disponível no app.
Exame
Esses cortes estão sob investigação pela Polícia Federal e pela Controladoria Geral da União (CGU), que investigam a atuação de organizações criminosas para fraudar os benefícios previdenciários, vinculando ilegalmente os segurados do INSS.
Até o momento, mais de 4,3 milhões de usuários acessaram o portal Meu INSS para checar os descontos. O prazo para solicitar o reembolso é em aberto.
As associações com contestações de descontos de um segurado terão que apresentar provas documentais, em 15 dias úteis, para confirmar a adesão voluntária do beneficiário aos cortes ou realizar o reembolso necessário.
Se o pagamento for feito, o montante será repassado ao Tesouro Nacional para posterior devolução à conta do segurado. Essas organizações podem utilizar uma plataforma específica disponibilizada pela Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social).
Desde a semana anterior, quem não sofreu cortes associativos recebeu a seguinte notificação: “Não se preocupe, não houve nenhum desconto em seu benefício”.
Cuidado com fraudes
No site, o INSS alerta que não está contatando os beneficiários por meio de ligações ou mensagens eletrônicas por e-mail, WhatsApp ou outros meios não oficiais para informar sobre os descontos de associações.
“É fundamental redobrar a atenção com ações suspeitas! O contato oficial com os beneficiários do INSS será realizado exclusivamente através de notificações no aplicativo Meu INSS. […] Evite clicar em links duvidosos e não compartilhe dados pessoais se receber alguma ligação”, comunicou a autarquia em comunicado.
As informações relevantes aos cidadãos serão divulgadas pelos canais oficiais do instituto: o site do INSS e as redes sociais oficiais do INSS com o selo de conta verificada.
Se houver questionamentos, o cidadão deve contatar a central de atendimento telefônico 135.
Fonte: Agência Brasil
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