Funcionamento de Bancos e Bolsa no Feriado do Dia do Trabalhador, 1º de Maio: O Que Você Precisa Saber

Redação Valor Central
3 Leitura mínima

Neste dia de quinta-feira, 1º de maio é celebrado em todo o Brasil o Dia do Trabalhador. Apesar de alguns profissionais aproveitarem o feriado nacional para desfrutar de um descanso prolongado, é fundamental estar atento ao funcionamento da bolsa e das instituições financeiras nessas datas.

Verifique o funcionamento da bolsa e das instituições financeiras no feriado

No dia 1º de maio, conforme é usual em feriados nacionais, a bolsa de valores não terá expediente. Logo, não haverá operações envolvendo investimentos, tais como ações, ETFs e até mesmo títulos do Tesouro Direto.

Também não ocorrerá atendimento nas agências bancárias, nem compensações bancárias, incluindo TED. Já o Pix, que opera 24 horas todos os dias, inclusive feriados, continuará disponível para ser utilizado normalmente.

Funcionamento no dia 2 de maio, sexta-feira

As negociações na bolsa retornam à normalidade na sexta-feira, 2 de maio, sem extensão de feriado. As instituições bancárias mantêm o atendimento regular nos lugares onde não há feriado estadual ou municipal, ou quando é ponto facultativo.

Oh, olá 👋 Prazer em conhecê-lo(a).

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Formas de quitar despesas no feriado

Nos feriados e fins de semana, as pessoas podem recorrer aos canais eletrônicos dos bancos, como os aplicativos e o internet banking, caixas eletrônicos, atendimento telefônico e correspondentes, para realizar operações financeiras.

Os boletos e faturas de serviços (como água, luz, telefone, etc.) com vencimento no feriado poderão ser quitados sem acréscimo no próximo dia útil. Geralmente, os impostos já têm as datas ajustadas de acordo com o calendário de feriados, sejam eles federais, estaduais ou municipais.

Os correntistas também podem agendar o pagamento das contas de consumo ou pagá-las (aquelas que possuem código de barras) nos caixas automáticos. Já os boletos de clientes cadastrados como usuários de débito automático podem ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).

Gostaria de simular aplicações no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira as possíveis rentabilidades do seu investimento. Se já investe e deseja analisar todos os seus investimentos, de forma gratuita, em um único local, acesse a Área do Investidor.

Fonte: Bora investir

📲 Receba nosso conteúdo Grátis!

Entre no canal e receba nossos conteúdos assim que forem publicados. Sem spam. Só conteúdo que importa para te manter informado.

Matérias relacionadas

Compartilhe este artigo
O Valor Central nasceu com um propósito simples: reunir, em um só lugar, tudo o que realmente importa sobre dinheiro, mercado e decisões financeiras que afetam a nossa vida todos os dias.
Nenhum comentário