INSS Autoriza Novamente Empréstimos com Cadastramento Biométrico

Redação Valor Central
3 Leitura mínima

Nesta sexta-feira (23), os contemplados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que desejam solicitar novos empréstimos consignados precisam registrar seus dados biométricos na plataforma Minha Previdência, na rede.

A precaução foi comunicada na segunda-feira (19), por intermédio de uma anotação publicada no Diário Oficial da União.

Assinado pelo dirigente do órgão, Gilberto Waller Junior, o arquivo estabelece que a verificação biométrica de aposentados e beneficiários do Regime Geral da Previdência Social atende à exigência de avaliação do serviço de liberação de benefícios para empréstimos consignados, visando mapear pontos fracos operacionais e implementar correções e melhorias, assegurando maior segurança e conformidade aos processos envolvidos.

A autorização para novos empréstimos consignados para beneficiários estava interrompida desde o dia 8 do mês passado.

Oh, olá 👋 Prazer em conhecê-lo(a).

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Anunciado em meio às apurações de irregularidades na cobrança de contribuições associativas e empréstimos consignados, o impedimento seguia uma ordem do Tribunal de Contas da União (TCU), de junho do ano anterior.

Ao investigar denúncias de descontos não autorizados por aposentados e beneficiários e descobrir evidências de irregularidades, o TCU determinou que o INSS só permitisse as cobranças em folha em favor de sindicatos e entidades sociais mediante a obtenção e conferência da assinatura eletrônica avançada e dados biométricos do beneficiário. Essa exigência valia tanto para as contribuições de associação às entidades quanto para empréstimos consignados. 

instituto contestou as determinações, alegando, entre outras coisas, que as liberações para empréstimos consignados já eram submetidas a controles mais eficazes do que aqueles aplicados às autorizações para descontos de mensalidades associativas em folha. Contudo, um dia antes do anúncio do INSS sobre o bloqueio dos consignados, o TCU rejeitou o recurso, mantendo as decisões.

INSS adverte que não realiza atendimento por meio de redes sociais ou aplicativos como o WhatsApp, tampouco solicita que os beneficiários enviem documentos pessoais, imagens, senhas ou informações bancárias por esses meios de comunicação. Todos os serviços e informações sobre benefícios devem ser acessados exclusivamente pelos canais oficiais, como o portal, o App Minha Previdência ou o telefone 135.

*Agência Brasil

Se você já é investidor e deseja analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.

Fonte: Bora investir

📲 Receba nosso conteúdo Grátis!

Entre no canal e receba nossos conteúdos assim que forem publicados. Sem spam. Só conteúdo que importa para te manter informado.

Matérias relacionadas

Compartilhe este artigo
O Valor Central nasceu com um propósito simples: reunir, em um só lugar, tudo o que realmente importa sobre dinheiro, mercado e decisões financeiras que afetam a nossa vida todos os dias.
Nenhum comentário