A média dos ganhos dos operários da construção civil, medida em salários mínimos, diminuiu 22% em um período de dez anos.
De acordo com informações da Pesquisa Anual da Indústria da Construção (Paic), divulgadas hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a média de remuneração caiu de 2,7 salários mínimos em 2014 para 2,1 salários mínimos em 2023.
“Essa queda é principalmente impulsionada pela perda do salário médio do setor de construção de infraestrutura, que tinha, naquela época em 2014, 3,7 salários mínimos pagos por indivíduo por mês. Esse foi o maior valor da série histórica [iniciada em 2007]. E observamos uma diminuição desse pagamento ao longo dos anos”, explica o pesquisador Marcelo Miranda do IBGE.
O setor de obras de infraestrutura – que abrange construções de estradas, ferrovias e instalações de água, esgoto e eletricidade –, continua apresentando os salários mais altos. No entanto, de 2014 a 2023, a redução salarial desse setor chegou a 1,1 salário mínimo (-29%), já que, em 2023, o ganho médio ficou em 2,6 salários.
Os setores de construção de edifícios e de atividades especializadas – como acabamento, demolições, instalações elétricas e preparo de terreno– também tiveram reduções, porém de forma mais moderada.
Os pagamentos do setor de construção de edifícios diminuíram 17%, ao passarem de 2,3 para 1,9 salário mínimo. Já na área de atividades especializadas a queda foi de 9%, visto que diminuiu de 2,2 para 2,0 salários mínimos.
Ocupações
A análise revelou que o número de empregos na construção em 2023 (2,5 milhões) também diminuiu em relação a 2014 (-15%). No entanto, houve uma recuperação em relação a 2020, ano do início da pandemia de covid-19, com aumento de 25%.
Comparado a 2014, somente o setor de atividades especializadas teve crescimento (4%), enquanto os outros apresentaram queda: construção de edifícios (-29%) e obras de infraestrutura (-20%).
📲 Receba nosso conteúdo Grátis!
Entre no canal e receba nossos conteúdos assim que forem publicados. Sem spam. Só conteúdo que importa para te manter informado.